7 comentários em “VIAGEM EDUCACIONAL Rubem Alves: “Professor de Espantos”

  1. Regina Ribeiro de Castro Lima Responder

    Não tenho palavras ou conclusões, mas gostei do que ouvi e entendi que é possível aprender a desenvolver a inteligência. Como então? Nas palavras sentidas a partir desse filme, aproximando-se da reflexão, exercitando a racionalidade talvez e esquecendo-se por vezes dos medos…! Rsrs, acho que fiquei inspirada!

  2. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Rubens nos leva a viagens surpreendentes, fascinantes! Tudo q fala é carregado de emoção, de uma percepção incrível. Nos desperta para a possibilidade de superação, recriação e de transformação. Demonstra com muita sapiência que é preciso ultrapassar muros, é preciso sentir, envolver-se e se permitir para descortinar novos horizontes.

  3. Ellys Lara Responder

    Olá Regina e Grináuria,

    Muito bacana acompanhar um pouquinho da viagem que fizeram! Rubem Alves é realmente inspirador!
    Gostaria de convidá-las e também a todos os Congressistas que ainda não compartilharam suas viagens, que cliquem no botão “CLIQUE AQUI” posicionado abaixo da foto do Rubem Alves e compartilhem lá seu sentimento.

    Esta é uma etapa importante do compartilhamento das viagens =)

    Obrigada a todos e aproveitem o segundo dia!

  4. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Neste Cineviagem com Rubem Alves houveram para mim tantos momentos significativos e como escolher qual deles representa o que mais me tocou e compartilhar com vocês: DIFÍCIL !!! Mas vou fazer o exercício de selecionar alguns e apresentar aqui algumas falas dentre várias que ele disse neste documentário e que me impactaram bastante e me deixaram bem reflexivo: “Vivi muito tempo no mundo acadêmico. O mundo acadêmico é um lugar perigoso, dá medo! É muito difícil viver na universidade e sem desprezar o cultivo dos próprios pensamentos. É muito mais seguro ficar moendo os pensamentos dos outros!”. Como isso é verdadeiro e não deveria ser assim!!! E também: “Um dos problemas da escola é que ela não está ligada aos problemas vivenciados pelos alunos no dia a dia!” E não se pode dizer o mesmo da Academia e o que fazer para mudar isso?! E aí pensando/sentindo tudo isso e associando/conectando com a educação, razão, emoção e vida me ocorreu um trecho da música You’ve Got To Learn” da maravilhosa Nina Simone: “Você tem de aprender a mostrar uma cara feliz, embora esteja cheio de angústia. Você não deve mostrar um traço de tristeza e nunca olhar para as coisas simples. Você tem de aprender a sair da mesa quando o amor já não está sendo servido (…)”. E fico aqui com meus botões a pensar como está nossa mesa em nossas instituições e o que estamos servindo?!

  5. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Verdadeiro estímulo para o desenvolvimento de uma percepção de muitas possibilidades para uma aprendizagem prazerosa e libertadora. Reconhecendo para tanto as diferenças e aprendendo com as mesmas. Inspirador!!

  6. Ana Paula S. Faria Responder

    Fantástico esse disparador. Essas reflexões sempre faço em relação a aprendizagem do meu filho e os modelos aí existentes. A aprendizagem envolve prazer, emoções… é relacional.
    Rubem Alves é inspirador e desafiador!

  7. Vanessa ZAPPA Responder

    Não consegui ver o vídeo do Rubem Alves,não apareceu nenhum link DISPONÍVEL, nada como proceder?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *