DROPS Diita Fontoura: “Contribuições e reflexões sobre as Metodologias Ativas”

 

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre o DROPS apresentado por Diita Fontoura: "Contribuições e reflexões sobre as Metodologias Ativas"

3 comentários em “DROPS Diita Fontoura: “Contribuições e reflexões sobre as Metodologias Ativas”

  1. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Que delícia poder ouvir a Diita Fontoura e suas reflexões neste DROPS e como sempre muito pertinentes!!! Conheci Diita em 2016 junto com Aniara Correa na formação de facilitadores pelo IEP/HSL dos Projetos do PROADI-SUS do IEP-HSL, biênio 2015-2017, no município de Palmas, Tocantins. Pensa numa dupla dinâmica e potente de gestoras de aprendizagem e com as quais aprendi e me inspirei bastante na mediação de grupos de aprendizagem com as MA. Em 2017 pude reencontrá-la em Sampa e foi uma alegria!!! Fiquei pensando sobre o que Diita apresenta como uma necessidade de apoiar os docentes em sua formação na facilitação com as estratégias educacionais das MA. De fato é preciso que haja um investimento institucional das IES para isso e que não fique somente como uma iniciativa isolada do docente buscar esta qualificação. Percebo em minha prática profissional como facilitador de cursos de formação de facilitadores com MA para tutores e preceptores de programas de residência e de educação permanente, que faz toda a diferença para os educandos/facilitadores tenham domínio e segurança quanto o manejo grupal nas MA, vivenciarem capacitações desta natureza, isso aparece de forma mais evidente em seus relatos, vivências com as estratégias educacionais inovadoras, particularmente a de simulação da prática de facilitação e na reflexão da prática, e nas avaliações formativas, processuais e contínuas que acontecem nas formações que venho desenvolvendo com suporte da FESP. Os impactos da formação permanente destes docentes com MA na aprendizagem dos educandos destes mesmos docentes acabam sendo potencializados trazendo ganhos significativos!!!

  2. Diita Fontoura Responder

    Bom te reencontrar por aqui Marcos!
    Sim. Este tema me mobiliza bastante sim, especialmente pela vivencia com docentes que se desafiam cotidianamente para superar limites e atender as necessidades de aprendizagem que se revelam nos nos processos educacionais, sejam qual for a sua natureza. Para alem das capacitações e processos formativos mais estruturados, considero a reflexão de pratica uma ação preciosa a ser incorporada nas instituições educacionais por sua perspectiva critica, analítica, produtora de vinculo e de suporte a construção de conhecimento.
    Nos vemos por ai…Espero que em breve!

  3. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Diita. É necessário ter uma preocupação com os processos avaliativos. Analisar as competências e habilidades, de acordo com os objetivos de aprendizagem, através de metodologias como, por exemplo, OSPE e OSCE, tem que estar bem fundamentadas e roteirizadas, para que o aluno se sinta confortável no processo de mensuração do seu conhecimento. Parabéns.

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