SÓCIA FUNDADORA DA ECOSYNERGY E CO-FUNDADORA DO COLLABORATION LABORATORY
Barbara é uma facilitadora, designer de processos, agente de mudanças, mediadora de conflitos, negociadora estratégica e host de conversas com propósito.
Ao longo de sua carreira, Barbara colaborou com mais de 2.000 líderes mundiais em questões ligadas ao aquecimento Global, biodiversidade, agricultura sustentável e florestal, energia limpa, mineração sustentável e relações empresariais. Barbara é experiente em obter resultados em ambientes complexos, usando abordagens sistemáticas como Teoria U, Appreciative Enquiry, Deep Democracy e Thinking Environment e ganhos mútuos em negociação e mediação.
Barbara possui graduação, mestrado e PhD em Direito, além de um MBA em liderança responsável. Barbara é também Master Coach integral TM, facilitadora em Thinking EnvironmentTM, facilitadora em liderança e construção de consenso, expressando sua paixão pela diversidade humana e pelo potencial que as abordagens participativas oferecem para a criação de soluções inovadoras e inclusivas.
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Doutorado pela Universidade Aberta de Portugal em Educação na especialidade de Educação à Distância e Elearning, Tem formação inicial em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Leiria e é Mestre em Ensino da Informática pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Atuou durante 10 anos como professor nas áreas de informática no ensino secundário em Portugal. Atualmente desenvolve investigação no Laboratório de Educação à Distância e Elearning da Universidade Aberta de Portugal sobre Recursos Educacionais Abertos. Palestrante em várias conferências sobre o tema REA e plataformas colaborativas online com diversas publicações em revistas da especialidade.
Trabalha atualmente na Administração Central do Sistema de Saúde do Ministério da Saúde de Portugal em Lisboa
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Medicina de Marília (1985) e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é docente da Faculdade de Medicina de Marília. Tem experiência na área de Educação em Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de enfermagem, atenção primária em saúde e ensino de medicina. Contribui também com a organização curricular dos cursos da área da saúde, estimulando a implementação de metodologias ativas de ensino aprendizagem e a avaliação.
Enfermeiro, mestre e doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de RIbeirão Preto/USP. Docente/assistencial do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Foi docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Educação em Saúde atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de enfermagem e de medicina com ênfase em Formação e Educação de Profissionais de Saúde utilizando metodologias ativas de ensino-aprendizagem como a aprendizagem baseada em problemas.
Psicóloga, Mestre em Administração e Negócios e Especialista em Dinâmica dos Grupos. Profissional com 28 anos de experiência na área de Recursos Humanos adquiridos em empresas nacionais, multinacionais e consultorias. Docente de Ensino superior a 14 anos (Graduação e Pós-graduação em Psicologia e Administração de Empresas), sendo 6 destes na coordenação de programa de extensão universitária no modelo de consultoria de RH. Conteudista e docente no Curso de Pós-graduação na modalidade EaD. Coordenou os Cursos de Gestão em RH e Gestão Ambiental da Faculdade Max Planck - Indaiatuba. Atualmente é docente e Coordena o Curso de Gestão de RH EaD no Centro Universitário de Jaguariúna - UNIFAJ.
Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais (e-learning) pela Universidade de Lisboa, pós-graduações em: Metodologia e Gestão em EaD, Metodologia Ensino Superior e graduada em Publicidade e Propaganda. Profissional de Marketing e Vendas, atuou como responsável pelas ações estratégicas de comunicação e vendas de 13 concessionárias Volkswagen e coordenou a área de vendas B2B e B2C. Na Educação presencial há 9 anos atua como docente no ensino superior, técnico e pós-graduação. Também já atuou como coordenadora de curso e pós-graduação. Na Educação a Distância possui 05 anos de experiência como tutora, coordenadora de tutoria, autora, leitora crítica e supervisora de material didático.
Mestra em Educação, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2014). Possui Especialização em Fundamentos Filosóficos e Políticos da Educação (2007) e Alfabetização com ênfase em letramento (2008). Graduada em Pedagogia (2004) pela mesma universidade. Foi professora alfabetizadora entre 1999 e 2008. Atuou como coordenadora de pedagogia da Faculdade União das Américas- UNIAMÉRICA. Coordenou os cursos de Pós-graduação em Educação : Educação Infantil e Alfabetização, MBA Gestão e Direção Escolar e Metodologias Ativas. Autora do livro: Para que serve aprender a ler e escrever? sentidos que as crianças atribuem à linguagem escrita ( Epigrafe) e a Sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo ( Penso Editora) . Atua na Educação Superior a 10 anos. Atualmente é HEAD de Metodologias Ativas e cursos híbridos da Unicesumar. Sócia-Fundadora da Téssera Educação. Possui experiência com Docência na Educação Básica e Superior, Gestão, Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e Tecnologias educacionais.
Possui graduação em Medicina, mestrado, doutorado e livre-docência em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora associada da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo do Departamento de Política, Gestão e Saúde, Linha de Pesquisa Política e Gestão. É colaboradora da Linha de Micropolítica do Trabalho e o Cuidado em Saúde da Pós-Graduação de Clínica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No campo da produção do conhecimento, atua principalmente nos seguintes temas: políticas públicas na área da gestão, da produção do cuidado e do trabalho em saúde, educação de profissionais de saúde. Na extensão, desenvolve atividades de apoio à educação permanente e ao desenvolvimento da gestão junto a secretarias municipais de saúde e ao ministério da saúde.
Possui mestrado em Ensino em Saúde pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA, pós-graduação em Psicopedagogia e graduação em psicologia pela Universidade de Marília. Com vasta experiência em Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, desenvolvendo apoio, facilitação de pequenos grupos e gestão de aprendizagem em cursos de Especialização e Aperfeiçoamento. Tem experiência na área de Docência nos cursos de Psicologia e Medicina, atuando na facilitação de pequenos grupos de ensino aprendizagem, pautados pela Metodologia Ativa. Desenvolve Projetos Educacionais, com ênfase ao apoio, consolidação e construção da Saúde pública e coletiva.
Médica, mestre em Medicina Preventiva e Social pela Faculdade de Medicina da USP e em Educação para Profissionais de Saúde, na University of Illinois, Chicago, EUA. Doutora em Pediatria pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP. Professora Associada do Depto de Saúde Pública da UNESP, atuando na graduação em medicina, enfermagem e nutrição, residência médica e multiprofissional, programa de aprimoramento profissional e na Pós Graduação em Saúde Coletiva e Mestrado Profissional em Saúde da Família. É tutora do Pet-Saúde Gradua SUS. Editora Associada da Revista: Interface-Comunicação,Saúde e Educação. Participa do Instituto Regional FAIMER Brasil (Programa de Desenvolvimento Docente em Educação). Trabalhou na Secretaria de Gestão e da Educação na Saúde (SGTES), Ministério da Saúde do Brasil como Coordenadora Geral de Ações Estratégicas da Educação na Saúde, no Departamento de Gestão da Educação na Saúde e como Diretora de Programas priorizando a formação universitária na saúde comprometida com o desenvolvimento do SUS e a valorização do ensino público. Atualmente é supervisora do Centro de Saúde Escola de Botucatu, UNESP, onde prioriza a educação pelo trabalho e valoriza a atenção primária à saúde no SUS.
Formação e atuação profissional atual: Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Francês e Português, mestrado em Educação e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Educação e Tecnologias. Professora de Leitura e Produção de Textos, Comunicação e Expressão presencial e on-line, Literaturas Brasileira e Portuguesa e Metodologia do Ensino desde 1991 em diversas universidades. Atualmente trabalha como professora nos cursos de pós-graduação Inovação em Tecnologias Educacionais, da Universidade Anhembi Morumbi e da Faculdade de Tecnologia (FINACI). Trabalha também como consultora, conteudista e tutora de cursos de educação online, além de desenvolver projetos e pesquisas em Educação a Distância e orientar trabalhos de TCC.
Médico especialista em Cirurgia e Gastroenterologia (HC-UFMG)
Mestre e Doutorando em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG.
Professor do Curso de Medicina e do Mestrado Ensino em Saúde da Unifenas - campus Belo Horizonte.
Sua linha de estudo e pesquisa abrange o ensino em grandes grupos (TBL, Seminários interativos) e a gamificação.
Médico. Mestre e Doutor em Medicina Preventiva pela USP, com pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de Granada (UGR).
Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde já desempenhou várias funções como coordenador do colegiado do curso de medicina, chefe do departamento de saúde coletiva e tem participado de várias consultorias em instituições educacionais públicas e privadas na área da saúde. Diretor presidente do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (INESCO).
Advogada, graduada em Pedagogia, especialista em Orientação Educacional e Literatura Espanhola, se dedicou à Orientação Educacional e Supervisão Pedagógica no Ensino Fundamental e Médio por mais de 30 anos. Foi professora de Língua Espanhola e coautora de livros didáticos, tendo ampla experiência em formação de professores. Participou da implantação do Colégio Engenheiro Wanderley do projeto social do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa. Coordenou o Núcleo de Ações Educativas do Museu de Artes e Ofícios e o Projeto Valor Social do Instituto Cultural Flávio Gutierrez. Integra hoje o Gabinete da Presidência do TCEMG coordenando o Programa: Na Ponta do Lápis - A Escola na Formação, o Tribunal na Fiscalização.
Professora Associada (Dr) no Departamento de Nutrição e Saúde (DNS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Doutora em Saúde Pública pela Universidad de Valencia, Espanha. Especialista e Tutora (2005-2007) em Ativação de Processos de Mudanças para a Formação de Profissionais de Saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ; e Especialista (2010-2011) pelo Programa de Desenvolvimento Docente – FAIMER, Brasil, pela Universidade Federal do Ceará. Atuou como Supervisora e Orientadora de Aprendizagem do Curso de Formação de Competências Pedagógicas para o Exercício da Preceptoria pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Ministério da Saúde e OPAS (2012 e 2015). Foi Orientadora de Aprendizagem (de tutores e especializandos) do Curso de Ativação de Processos de Mudanças para a Formação de Profissionais de Saúde pelo Ministério da Saúde/FIOCRUZ/UAB (2011-2012); Professora Convidada do Programa de Desenvolvimento Docente – FAIMER, Brasil, desde 2013 até esta data. Coordenadora do Programa de Inovação em Docência Universitária (PRODUS) e do Laboratório de Estudos em Planejamento e Gestão em Saúde da UFV (LABPlanGest) da UFV. Coordenadora dos Convênios de Cooperação Mútua entre: (1) a UFV e a Universidad de Valencia, Espanha; e (2) a UFV e a Escola Superior de Enfermagem do Porto, Portugal. É membro da Comissão Própria da UFV de Avaliação (CPA), do Núcleo Docente Estruturante/NDE do Curso de Medicina da UFV, da Comissão do CEPE – para elaboração de proposta pedagógica a ser implementada durante o 1o ano dos cursos de graduação da UFV, da Comissão Coordenadora do Curso de Medicina da UFV, da Comissão de Apoio ao Núcleo Docente Estruturante do Departamento de Nutrição e Saúde da UFV. Foi membro da Comissão Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição – Mestrado e Doutorado (2010 a 2014). É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Nutrição (PPGCN/UFV), e coordenadora docente da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva da UFV (LASAC). Foi membro integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas – CAMEM (2015 a 2017) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Portarias nº 21, de 23 de abril de 2015, e nº 13, de 4 de abril de 2017). Foi coordenadora do I Congresso Acadêmico de Saúde Coletiva da UFV (2016) e Pesquisadora Nível 2 do CNPq, de 2008 a 2013. É membro do Corpo Editorial e revisora técnica de periódicos nacionais e internacionais (Revista de Investigación Educativa Universitaria – RIEU; Ciência e Saúde Coletiva da ABRASCO; Cadernos de Saúde Pública; Revista Interface, Comunicação, Saúde e Educação; Arquivos Brasileiros de Cardiologia; e Pan American Journal of Public Health). Possui Registro de Patente no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – “Composições de Temperos Naturais”, sob o número BR102013017782 (2013). Atua nas áreas de Políticas de Saúde, Políticas de Promoção da Saúde, Pesquisa Qualitativa, Ensino na Saúde, Metodologias Ativas de Ensino, Aprendizagem e Avaliação, Portfólio Reflexivo, Aula invertida e Mapa Conceitual, Problematização, Aprendizagem baseada em Filmes, Juri Simulado e Desenvolvimento Docente e Discente. Foi professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 1986 a 1990 e da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG) de 1985 a 1986. Recebeu alguns prêmios e méritos acadêmicos, destacando-se: Medalha de Outro “Peter Henry Rolfs do Mérito em Ensino da UFV (2017); Menção Honrosa da UNESCO pelo Concurso Dia dos Professores (2016), com o vídeo sobre Portfólio Reflexivo como Método Inovador de Ensino; Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS – Menção Honrosa, categoria Dissertação (2014), pelo Ministério da Saúde; e Prêmio de Melhor Comunicação com o Pôster apresentado no VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria Innovadora (CIDUI) (2012).
Pós doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB/2015). Doutora e Mestra em Educação (UFBA/2002 e 1998), Licenciada em Educação Artística (UCSAL), idealizadora dos Programas Ensino com Leveza e Ciência com Leveza, atua enquanto docente e pesquisadora na Unifacs – Universidade Salvador e no ISEO – Instituto Superior de Educação Ocidemnte. Ao longo dos últimos 15 anos tem desenvolvendo experiências de estudo, pesquisas e imersão com profissionais, professores e estudantes das mais diversas áreas que desejam estruturar novas arquiteturas pedagógicas em suas atividades docentes com uso de tecnologias digitais, metodologias ativas, arte e ludicidade. O foco é o desenvolvimento de designs pedagógicos que favoreçam a consolidação de aprendizagens duradouras e profundas entre estudantes.
Atua também como avaliadora ad hoc do INEP/MEC, desenvolve atividades de voluntariado na Fundação Ocidemnte. É membro dos grupos de pesquisa Grupo de Estudos em Metodologias Ativas) da Unifacs; é colunista da seção de educação da revista @estimuladamente.
Diretor Executivo da Carta Consulta. Lidera o Núcleo de Estudos Aplicados Sobre Inovação em IES onde publica artigos com seus alunos e com outros professores pesquisadores. É um dos maiores estudiosos brasileiros sobre a permanência de alunos em IES e autor do Modelo CDRD, criado para reduzir a evasão. Autor do livro A Arte de Gerir IES.
O conteúdo será liberado para acesso no dia respectivo. Aguardem!
Passo 1) Para você participar da seleção, grave um vídeo de até 1 minuto que contenha: seu nome, título do trabalho, cidade/estado de onde ele foi desenvolvido, e uma frase que expresse de que se trata o trabalho e porque ele é inovador e transformador da realidade.
Passo 2) Envie seu vídeo (1 minuto) para o email metodologiasativasonline@
Passo 3) Caso seu vídeo seja selecionado, uma publicação com seu nome aparecerá no Instagram do congresso até o dia 10 de outubro!
Passo 4) Prepare-se agora para gravar o vídeo completo de até 10 minutos que represente sua experiência. Você terá de 08 a 17 de outubro para preparar seu trabalho completo.
Ao final do Congresso, você receberá em seu e-mail um certificado de apresentação oral de trabalho no nome do autor principal, o que não inviabiliza a participação de até três co-autores.
A seleção será realizada pela Comissão Organizadora do #1CBMAonline e utilizará como critérios de avaliação: cumprimento dos prazos pactuados para postagem, respeito ao tempo de gravação do vídeo e conteúdos solicitados, clareza de som e imagem, preenchimento do termo de cessão de imagem (clique no botão), criatividade e inovação.
Todos os inscritos no Congresso estão aptos a participar! Caso tenha feito apenas sua pré-inscrição, visite nossa página e escolha o acesso que melhor se adequa ao seu perfil.
Não fique fora dessa!!!!
Estamos trabalhando na finalização do blog que estará disponível logo mais!
Atividades profissionais atuais:
-Professor Associado da Divisão de Moléstias Infecciosas do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP;
-Coordenador do Centro de Desenvolvimento Docente da FMRP-USP;
-Vice-Presidente da Comissão de Graduação da FMRP-USP.
Especialização e Atividades Docentes:
-Fellow do FAIMER Institute –Foundation for Advancement for Medical Education and Research. Philadelphia-USA - (2006 – 2008);
-Professor FAIMER Institute – Foundation for Advancement for Medical Education and Research. Philadelphia-USA – (2008 – 2018);
-Professor FAIMER Institute da América Latina (FRILA)– (2018);
-Professor e Membro da Comissão Organizadora do Instituto Regional de Educação para as Profissões da Saúde– FAIMER Brasil – Fortaleza, Ceará. (2007 – atual);
-Especialista em Administração Hospitalar pela Fundação Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Médica (EMESCAM), Especialista, Mestre e Doutora em Hematologia (UNIFESP/EPM). Especialista em Educação para as Profissões de Saúde (FAIMER Brasil), Professora Associada da FMUFMG. Professora do Mestrado Profissional Ensino em Saúde UNIFENAS. Diretora Acadêmica da Santa Casa BH Ensino e Pesquisa. Coordenadora do Programa Docência em Pauta, modalidade EaD, Carta Consulta. Desenvolve pesquisa em Educação Médica em colaboração com a Erasmus University. Prêmio Jabuti em 2010 com o livro "Medicina Laboratorial para o Clínico".
Fonoaudióloga com mestrado e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Foi presidente da comissão permanente de ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia de 2012 a 2016. Atualmente é colaboradora da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e Editora assistente de Interface - Comunicação, Saúde, Educação. É membro da secretaria executiva e colegiado do Fórum Nacional de Educação das Profissões da Área da Saúde (FNEPAS) representando a SBFa.
É professora convidada do Programa FAIMER Brasil para Formação Docente na Área de Saúde da Universidade Federal do Ceará.
Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Ensino na Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem, processamento auditivo, avaliação, deficiência auditiva, audiologia e formação na área da saúde, formação interprofissional, metodologias ativas e qualidade de vida do estudante.
Médica formada pela Faculdade de Medicina de Marília, com mestrado e doutorado em Saúde Pública pela USP, mestrado em Educação para Profissionais de Saúde pela Universty of Illinois em Chicago, e pós-doutorado na Escola Nacional de Saúde Pública - Fiocruz. É professora associada do Departamento de Medicina e do Mestrado em Gestão da Clínica da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Educação de Profissionais de Saúde Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologias ativas de ensino-aprendizagem, aprendizagem baseada em problemas, organização curricular, currículo orientado por competência, avaliação de estudantes, avaliação de programas de saúde e de educação, gestão da clínica e educação permanente de profissionais de saúde. É autora da Espiral Construtivista,metodologia ativa que agrega elementos da dialogia, da aprendizagem significativa e da metodologia científica.
Enfermeira, possui mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC), doutorado e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). É professora associada da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atuando no Curso de Graduação em Enfermagem e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Clínica - Mestrado Profissional. Atuou também como docente e gestora de aprendizagem, por meio de atividade de extensão no Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Tem experiência na área da saúde com ênfase na educação, avaliação, gestão, metodologias ativas para processos de ensino/aprendizagem e processo de trabalho em saúde e em enfermagem.
Médico ortopedista e traumatologista, é chefe do Serviço de Reconstrução e Alongamento Ósseo da PUC Campinas e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia onde atuou como diretor em 2015-2016 e da sociedade Mundial de Reconstrução Óssea ILLRS. Especialista em Reconstrução e Alongamento Ósseo pela USP-SP e fellow no Hospital de Lecco- Itália; também já presidiu a Sociedade Brasileira de Reconstrução e Alongamento Ósseo. Possui mestrado em Medicina do Esporte pela USP-SP e MBA em Gestão em Saúde pela FGV, com atuação como docente e gestor de aprendizagem em Metodologias Ativas na área da saúde no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa.
Enfermeira e Pedagoga com mestrado em Educação Médica - University of Dundee. Possui mestrado em Enfermagem Fundamental e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atuou como professora na Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e professora associada do departamento de medicina na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, hoje atua como consultora e assessora em currículos inovadores e metodologias ativas de ensino aprendizagem, como aprendizagem baseada em problemas na graduação, pós-graduação, incluindo os programas de residências nas áreas da saúde.
Autor e coordenador de diversos cursos de pós graduação nas áreas de gestão em saúde, saúde da família e saúde baseada em evidências, é médico, mestre em Saúde Pública pela USP São Paulo e doutor em Ciências pela UNIFESP. Com ampla trajetória nas áreas de Gestão em Saúde e Atenção à Saúde ( Diretor da Faculdade de Medicina de Marília, Diretor do Hospital de Clinicas de Marilia, Diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês, Secretário Executivo da Comissão Nacional de Residência Médica CNRM, Conselheiro do CREMESP,membro do corpo clínico do Hospital Sírio Libanês e Santa Casa de Marília, médico sanitarista da SES/SP), apresenta ainda atuação de destaque na Área Educacional, especialmente na autoria e assessoria de implantação de currículos médicos da Faculdade de Medicina de Marília , Universidade Federal de São Carlos, Universidade de São Caetano do Sul campus Bela Vista SP entre outros.
Médico e professor da faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suas linhas de ensino, pesquisa e extensão incluem epidemiologia de doenças infecciosas e de serviços de saúde e abordagens quantitativas e qualitativas relacionadas a aprendizagem, processos decisórios clínicos e trabalho em equipes multiprofissionais em saúde utilizando metodologias etnográficas e intervenções formativas baseadas na teoria da atividade e na aprendizagem expansiva de Engeström.
Construiu sólida carreira acadêmica como professor de graduação, pós-graduação e gestão de um importante grupo educacional Brasileiro. Tem um certificado internacional da Google, o Google Certified Innovator e é evangelista das ferramentas Google for Education, implantando e treinando professores em dezenas de escolas e instituições em todo o Brasil. Também alcançou reconhecimento da comunidade empreendedora e educacional, sendo Diretor do Comitê de EdTech da Associação Brasileira de Startups. Tem dois Prêmios Reimagine-Education da Universidade de Wharton, Pennsylvania. Palestrou em eventos do Fnesp, Sinepe, Semesp e SthemBrasil. É membro do Grupo de Trabalho em inovação em ensino superior do SEMESP. É consultor nas áreas de inovação, novos negócios e tecnologias educacionais, mas sobretudo é um apaixonado por educação e tecnologias.
- Graduado em Odontologia - UNIPAR 1999
- Mestre em Ciências - USP, SP
- Doutor em Educação - Udelmar, Chile
- Google Certified Innovator - Google
- Chief Brain Office pela Florida Christian University, USA
- Diretor do Comitê de EdTech da ABStartup - São Paulo SP
- Professor Universitário a 12 Anos na Universidade Positivo, Curitiba-PR
- Foi assessor de Inovação, Tecnologias Educacionais e Novos Negócios da Universidade Positivo.
- Consultor de Inovação, Tecnologias Educacionais e Metodologias Ativas - Unipar
- Fundador da Startup EduApps
- Consultor de Google Apps for Education da Nuvem Mestra - Partner Google.
- Membro do Grupo ´Técnico de Inovação em Ensino Superior do SEMESP
Médico Veterinário pela UFMG, Pós-graduações: Administração Rural (UFLA 2000), Manejo de Pastagens (FAZU 2001), Solos e Meio Ambiente (UFLA 2002(, Gestão de Negócios (FDC 2006), Diretor Executivo da Exagro, ex-membro da diretoria da APPS – Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável MBA e co-construtor da iniciativa pioneira de formação de profissionais para o agronegócio por metodologias ativas de aprendizagem.
Possui graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1978) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (1997). Foi docente da Faculdade de Medicina de Marília no período de 1981 a 2013 e sanitarista da Secretaria Estadual de Saúde/SP no período de 1981 a 2012.
Docente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês no período de 2009 a junho de 2018 desempenhando a função de gestora dos projetos desenvolvidos em parceria com o Ministério da Saúde - Programa PROADI. Tem experiência em: Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde, com ênfase em Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família; Processos de Articulação Ensino-Serviço; e Formação graduada e pós graduada de profissionais de saúde, através de currículos inovadores e com utilização de metodologias ativas. Atualmente é consultora pedagógica, com foco na residência multiprofissional, no Instituto de Ensino do Hospital do Coração - HCor.
Educadora em Metodologias Ativas de aprendizagem, nutricionista formada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Mestre em Gestão da Clínica e possui residência em Saúde da Família e Comunidade pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEP-HSL. Especialista em Gestão da Atenção à Saúde pela Fundação Dom Cabral e IEP-HSL. Atua em processos educacionais, com experiências na formação de profissionais da saúde, facilitadores de ensino aprendizagem/docentes (IEP-HSL), graduação de medicina (Faculdade das Américas - FAM e Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS) e na formação de profissionais do agronegócio (Excelência em Agronegócios Ltda - Exagro).
Nascido na Espanha, vivi a maior parte da vida no Brasil. Doutor em Comunicação pela USP, fui Professor de Novas Tecnologias na mesma universidade e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Atualmente sou professor de Cursos Híbridos e Online sobre Metodologias ativas com tecnologias digitais e também sobre Como transformar nossas Escolas para que se tornem inovadoras. Sou autor do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e do blog Educação Humanista Inovadora e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. (Papirus), e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus).
O Professor Motta é Graduado em Engenharia Civil (UFPR), Pós-Graduado em Administração de Escolas (FAE Business School), possui MBA em Gestão Empresarial (FAE Business School | Baldwin Wallace College), é Especialista em Principles of Technology (CORD International) na cidade de Waco (Texas-USA) e é Mestrando em Tecnologias Educacionais Emergentes na Must University (Flórida-USA).
O Prof. Motta atuou como docente por 23 anos na cidade de Curitiba, como Professor de Física no EM e PV, de Matemática Aplicada e Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Superior, além ocupar posições de Coordenador, Gestor e Diretor de instituições de ensino na capital do estado do Paraná.
Atualmente é Head of EdTech na Beenoculus - principal Startup da América latina em desenvolvimento de soluções em Realidade Virtual para a Educação | Consultor Especialista em Metodologias Ativas de Ensino | Palestrante de temas ligados à educação, tais como: educação disruptiva, metodologias ativas de ensino, ferramentas tecnológicas educacionais, as boas práticas pedagógicas na educação, educação para o século XXI, Educação 4.0 e Inovação em Serviços.
Graduado pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, é Mestre em Administração, Concentração de Saúde, pela EAESP/FGV Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
Atuou como Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, entre 2003 e 2004, Secretário Nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Diretor Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA.
Professor Assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988.
Superintendente do Hospital Sírio Libanês de 2007 a 2017. Atuou como Consultor de renomados organismos internacionais, como OPAS, AUPHA, Fundação Kelloggs, World Bank e FUNDAP.
Médico especialista em Saúde Pública pela UNICAMP, com Residência em Clínica Médica, mestrado em Administração de Empresas (gestão de hospitais e sistemas de saúde) pela FGV e Doutorado em Saúde Pública pela USP, é aposentado da Prefeitura Municipal de Campinas e Professor titular afastado da Faculdade de Medicina da PUC Campinas na área de Saúde Coletiva. Ocupou diferentes cargos na atenção, na gestão e na educação, como Secretário Municipal de Saúde, coordenador de serviços de saúde (centros de saúde, ambulatórios e hospitais), coordenador de serviços-escola e de rede de serviços-escola, consultor e assessor de serviços públicos e privados de saúde. Atuou como consultor para o Governo Estadual da Bahia, para o Grupo Hospitalar Conceição do Ministério da Saúde e para o Governo Estadual do Rio Grande do Sul. Como pesquisador, atua na UNICAMP (área de Saúde Coletiva), na Fundação Getúlio Vargas – PROHASA São Paulo e no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-libanês (área Gestão da Clínica). É docente do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-libanês desde 2005, autor de Iniciativas Educacionais e coordenador do Curso de Gestão da Clínica de 2014 a 2017. É Professor e orientador do Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Tecnologia e Inovação em Saúde do HSL, desde 2012.
Educadora em Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem, é enfermeira com residência em Saúde da Família e Comunidade e mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar. Especialista em Processos Educacionais na Saúde com ênfase em Metodologias Ativas e Mestranda em Educação e Tecnologias Digitais na Universidade de Lisboa-Portugal. Atua em processos formativos multiprofissionais, com experiência na formação e preceptoria de técnicos de enfermagem e graduandos em medicina, formação de profissionais de saúde e de docentes/facilitadores (Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa), bem como na formação de profissionais do agronegócio (Exagro).
Médica, mestre em Saúde Pública pela Harvard University e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Docente por mais de 20 anos do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, trabalha hoje como consultora na área de educação dos profissionais da saúde, atuando principalmente com educação médica, formação de recursos humanos em saúde, formação docente e educação permanente em saúde.
Fisioterapeuta pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Especialista em Bioética Universidade de Brasília (UNB); Especialista em Gestão da Clinica nas redes de Atenção a Saúde, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP-HSL), Especialista em Processos Educacionais na Saúde- Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (IEP-HSL-); Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília- (UNB). No campo da gestão em saúde destaca em sua trajetória na Secretaria Municipal de Saúde do Recife a atuação nas áreas técnicas da Saúde da Mulher e Politica de Humanização. No Ministério da Saúde atuou na Politica Nacional de Humanização e no Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão no SUS. Atualmente trabalha em consultório e é docente colaboradora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Cirurgião-Dentista Sanitarista graduado pela Universidade de Pernambuco.
Mestrando em Saúde Pública pelo Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz/PE;
Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pelo Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz/PE;
Especialista em Gestão da Clínica das Redes de Atenção à Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês;
Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês;
Consultor Líder da Higeia - Assessoria e Consultoria;
Consultor Docente na Universidade Católica de Pelotas/RS;
Docente na Universidade Tabosa de Almeida/PE.
Educador e consultor em Metodologias Ativas de aprendizagem nos segmentos da saúde – Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – do Agronegócio – Exagro – e em diferentes segmentos profissionais (educação, desenvolvimento sustentável, logística). Articulador de práticas interdisciplinares e interprofissionais em instituições educacionais e empresas. Integrante da equipe de liderança do projeto do Instituto Embraer case nacional de educação - Colégio Engenheiro Juarez Wanderley (2002-2008), docente da PUC Minas (2009 a 2012), integrante da equipe do núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, 2011 a 2014, autor de livros didáticos de ciências para a educação básica com ênfase em pensamento sistêmico pela Kroton. Pesquisador sobre pensamento sistêmico, ciências da complexidade e das redes na trajetória como biólogo, mestrado em Ecologia (2000 - UFMG) e doutorado em Ciência e Cultura na História (2017 - UFMG).
As palestras me fizeram refletir sobre a necessidade de introduzir as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.Não podemos permanecer estacionados em um modelo de ensino ultrapassado.
Me senti mobilizada, instigada e a cada atividade consegui refletir e problematizar meu cotidiano
As atividades desse primeiro dia me proporcionaram várias reflexões, dentre elas a necessidade de aprimoramento constante, das possibilidades tecnológicas que já estão disponíveis e as que ainda virão. A necessidade de sempre lembrar que o aluno tem que estar no centro e tem que ser o protagonista do seu aprendizado e o que fazer para mante lo sempre nesse lugar?
Estou me sentindo pensativa sobre sou como como professora. Estou passando por um processo de reflexão neste momento.
As abordagens feitas sobre as metodologias, me possibilitaram uma profunda reflexão sobre os métodos que tenho utilizado com os meus alunos. A maneira melhor para adaptação e realização das mudanças necessárias. Estou muito satisfeita com a participação no congresso. Dia muito produtivo.
Fiquei muito feliz em participar do congresso e abrir uma janela para o conhecimento e reflexões sobre a educação e as metodologias ativas. Palestras excelentes e profissionais comprometidos com a melhoria contínua da educação.
Experimentei reflexões super importantes para minha prática prosfissiinal e para compartilhar com colegas.
Sinto-me em preparo para uma jornada de desafios quanto ao ensino e aprendizagem. E, a participação neste congresso tem me feito pensar sobre os meus atos como professora em meio as discussões que foram tratadas. Excelente primeiro dia de participação!
Foi um dia intenso, que me fez refletir profundamente na minha prática, sempre atrelada aos meus pares. Penso que preciso envolvê-los para juntos refletirmos e descobrirmos novas estratégias de reinvenção. Sinto a extrema necessidade de sair das caixas prontas e alçar grandes vôos. Agradeço imensamente a contribuição de todos que conseguiram nos conectar nessa trilha, despertando o interesse, a paixão e o encanto.
Muito interessante as palestras do primeiro dia. Estou curiosa e motivada para aprender sobre as metodologias ativas de ensino. Abraços
Senti motivada para assistir às outras palestras dos próximos dias. Abraços
Sinto motivada para prender e assistir às palestras dos próximos dias. Abraços
Sinto motivada para os próximos dias do congresso. Abraços
Maioria das falas muito motivadoras e inspiradoras!
Confesso que estava com muitas duvidas, mas estou gostando bem mais do que esperava. Rapidamente procuro um canto para poder ouvir e refletir sobre o que está sendo dito. Tenho sentido que abre novos caminhos…
O conteúdo fortalece o aprendizado prévio. Os depoimentos de alunos foi importante para saber o sentimento da experiência com metodologias ativas.
Gostei muito pela variedade das apresentações. O dinamismo de cada palestra foi necessário neste meio digital.
reforço meu re-inventar na vida educacional, na pesquisa, na vida profissional e no cotidiano a partir da imersão nas metodologias ativas desde 2011. O congresso reforça e fortalece a necessidade de favorecimento da coletividade e do protagonismo
Motivada a buscar cada vez mais experiências, vivências e conteúdos sobre este método de ensino-aprendizagem.Palestras deste dia motivadoras, esclarecedoras e incentivadoras. Fechando com chave de ouro : Rubens Alves
Olá!!!
Estou super motivada, amando cada palestras assistida; este congresso resgata à reflexão crítica sobre a prática e não apenas configurada por uma classificação e com potencial discurso totalmente vinculado na realidade do educando.
Por não ser da área Pedagógica, esse é um assunto que preciso olhar com mais cuidado, tentando juntar as informações que recebi e organizá-las a partir da minha experiência pessoal como professor.
Achei bastante proveitoso.
Surpreendente é minha palavra para o primeiro dia do I CBMA on line. Me sinto instigado, provocado estimulado a continuar a navegar por estes mares das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Refletindo sobre minha prática profissional como docente/facilitador e meu contexto numa Escola de Saúde Pública do município de Palmas, Tocantins e as possíveis aplicações e adaptações das diversas estratégias educacionais aqui ofertadas! Parabéns ao Carlos Mourthé, a toda equipe organizadora e convidados!!!
Estou gostando muito de tudo que está sendo abordado. E me sinto bastante motivada para desenvolver mudanças na minha prática.
Este primeiro dia foi instigante. Gostei de tudo, mas os pontos altos foram o início e o fim. A palestra do Prof. José Motta foi muito instigadora, pois nos trás o desafio do reconhecimento do aluno de hoje em toda sua complexidade traduzida no processo ensino-aprendizagem nessa Era do Conhecimento. Em contrapartida, a viagem educacional co Ruben Alves, nos trás a essência desse processo, que independente de gerações, sempre nos será fundamental.
O compartilhamento dessas experências acerca da educação, me fizeram refletir constantemente sobre minha prática, sobre meus estudos.
Me senti provocada o tempo todo. Muitas coisas começam a fazer sentido. Algumas coisas que ouvi há anos, mas que só têm significado agora.
Acho a ideia incrível do congresso ser online. Podemos acompanhar as falas com bastante calma e aproveitar melhor o que está ensinado. Parabenizo aos organizadores e participantes. Aprender sobre metodologias ativas é realmente fundamental. O congresso está sendo uma maneira ímpar e eficiente de dissipar o conhecimento!
Parabenizo a todos que organizaram, participaram e refletiram essa proposta. O congresso está sendo muito proveitoso. Cada “aula” tem sublimes conhecimentos e está me ajudando muito a pensar a prática educacional.
Muito grata
Anna
Estou aprendendo muito e refletindo bastante. O ato de passar a experiência não é fácil e o método para facilitar essa passagem deve ser levada em consideração, principalmente no mundo digital.
Está sendo bastante proveitoso.
Gostaria de deixar registrada a minha satisfação em estar participando desse congresso. Ao finalizar esse primeiro módulo, tive a certeza de estar no caminho certo, enquanto educadora, ao trazer para as minhas práticas pedagógicas diárias questões que foram brilhantemente debatidas.
Está sendo uma experiência fantástica. Muitas possibilidades.
Muitas coisas para refletir, vontade de mudar, experimentar, experienciar. Muito gratificante! Continuemos…
Gostei muito do modelo das apresentações. Uma atmosfera mais casual que nos dá a sensação de estarmos sentados juntos na sala. Sinto-me inquieta, cada vez mais refletindo sobre as nossas incoerências e contradições. Fiquei muito reflexiva sobre a roda ativa da experiência da UFSCAr e a questão do conhecimento prévio. Fiquei pensando na fala da Profa. Luciana de como podemos colocar todos os conhecimentos prévios na roda e respeitá-los, sem achar que tem um conhecimento prévio certo e outro errado, ou uma quantidade mínima de conhecimento prévio necessário. Gostei muito da sua fala “Precisamos ouvir o que estamos dizendo […] a fala precisa nascer comprometida.”.
Eu avalio minha aprendizagem até aqui com as palavras: descoberta, instigação, paixão, desconstrução, trabalho e humildade.
Todas as aulas e video contribuíram para que meu olhar amadurecesse em relação ao papel do professor e do aluno do Século XXI sejam sustentado no amor pela Educação, pelo desejo profundo de colaborar numa aprendizagem com autonomia, responsabilidade, diversidade e prazerosa.
Onde se faz necessário que o professor desconstrua crenças do que é certo e errado em prol do todo, de uma educação que inclui e respeita a individualidade do aluno.
Muito feliz em participar desse Congresso.
Gostei muito da dinâmica das atividades, assim como dos conteúdos. Destaco a fala do Professor Motta, me instigou muito a refletir sobre o perfil dos novos estudantes e o papel do educador.
Considero que esse primeiro dia foi muito provocador sobre o que são as metodologias ativas.
Avalio que a minha participação poderia ser mais ativa, pois a limitação de tempo fez com que não pudesse acompanhar o congresso a cada dia. Mais ainda assim, está sendo muito prazeroso.
Correndo atrás do prejuizo de não ter conseguido participar nos dia e horários certos…..achei muito boas as intervenções e provocações.
Relembrei vários conceitos e acabei chorando ao ver e ouvir Rubem Alves……simplesmente fantástico, uma aula de vida bem vivida.
Estou adorando a dinâmica das atividades e principalmente as reflexões instigadas. É uma pena não conseguir desfrutar das atividades nos momentos e horários certos, porém não limita o aprendizado gerado com a participação neste congresso online. Está sendo muito provocador e esclarecedor!
Primeiro dia de reflexão.
A apresentação de diferentes diálogos contraponto tecnologia de alto e baixo custo. Experiências diversificadas.
Nessa perspectiva me coloco a repensar minha prática pedagógica, o contexto da instituição na qual estou inserida e possibilidades para trazer esse debate para nossa realidade.
Sigo na expectativa de exemplos concretos, principalmente no que tange formas de avaliação inovadoras.
Excelente…
O grande problema foi o acesso às palestras. No mais, alguns palestrantes apresentaram um título e não aprofundaram no tema no proposto. Talvez ampliação do tempo seria uma estratégia para o próximo. No entanto, foi muito boa a iniciativa. O tema é novo nas discussões brasileiras e necessitamos melhorar nossa atuação em sala de aula e parar de culpabilizar o estudante.
Os temas foram muito interessantes e me fizeram refletir a inserção das metodologias ativas na formação e na gestão
Estou adorando como os assuntos estão sendo abordados. Infelizmente não pude acompanhar as atividades no horário correto, mas já é um avanço participar de algo tão inovador no processo de ensino-aprendizagem.
Estou gostando muito de participar do Congresso e principalmente de ter acesso ao conhecimento sobre as Metodologias Ativas de forma que estou refletindo sobre a minha prática educativa e as formas de inserção dessas metodologias a minha rotina de sala de aula.
As apresentações iniciais foram importantes para me situar no COngresso. Revisitar Ruem Alves é sempre um encontro agradável. Início muito prazeroso.
Muito intenso, mas bastante produtivo! Conhecimentos compartilhados primordiais para entender um pouco das metodologias ativas. Conteúdo diversificado que atende a todas as áreas. Gostei muito!
Muito bom voltar a ter contato com experiências exitosas das metodologias ativas. E termos contato com especialistas que de forma tão leve nos permitem mergulhar no universo do ensino empregando estas metodologias.
Aplicar a VE em EAD é algo que não tem a mesma emoção de proposta presencial mas valeu também.
O congresso está muito estruturado e organizado. As palestras me fizeram refletir sobre muitas abordagens que ainda estavam confusas. Estou gostando muito!
Avalio que o trabalho com metodologias ativas tornou -se um caminho sem volta. E nesse caminhar contamos com a experiência de vários palestrantes para nos ajudarem a enxergar novas possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem.
Foi bom, mas esperava coisas mais práticas, q realmente auxiliassem na prática em sala de aula.
Aguardando os próximos dias!
Os conhecimentos adquiridos sobre metodologias ativas são extremamente enriquecedores para a nossa prática profissional junto com os alunos.
Parabéns pelo evento!
Muito aprendizado!!!!
Gostei, porém achei pouco prático, foram abordadas poucas ferramentas e suas aplicabilidades nas salas de aula. O primeiro dia, do meu ponto de vista, ficou muito teorizado e histórico. Vamos para o segundo dia.
Achei o primeiro dia muito bom, pois contextualizou de forma ampla a potência das metologias ativas. Percebi que, por ser um recurso relativamente novo, aos olhos de muitos, a rendição e a paixão são características intrínsecas ao processo. Valeu a pena saber que o que sinto é sentido por muitos. Antes de mirarmos nas técnicas, precisamos desta desconstrução, a qual não é objetiva.
a contextualização nos situa e alerta para as mudanças diante de demandas sociais. A roda ativa entre Juliana, Bruno e Henrique me esclareceu sobre o quanto preciso mudar minha didática em sala de aula.
Muito pertinente as discussões apresentadas nesse primeiro dia. Sento-me contemplada e desafiada a continuar a busca por qualificação sobre Metodologias Ativas. A busca se dá pela necessidade de compreender seus pressupostos para que eu posso aplica-lá. A aplicar a MA envolve mudança de postura, pensamento sobre ser/ estar professor e uma continua reflexão da prática.
Enfim, o congresso está atendendo as minhas expectativas como também está abrindo o horizonte para continuar o caminhar nesse processo. É um caminho sem volta a MA.
Para mim ressoou como um reaquecimento. Foi muito bom ver e ouvir os convidados que trouxeram disparadores bastante estimulantes. Não consegui ver os vídeos na velocidade que gostaria, mas em contrapartida, foi com muita concentração e anotando pontos que julguei interessantes para a reflexão da minha prática – quase num exercício de portfólio. Parabéns a todos os envolvidos!
Estou motivada pelas palestras apresentadas
A metodologia ativa é um ótimo recurso para mudança de realidades. Estou fascinado com tantas experiências exitosas. De certo tenho novos estímulos para aplicar no meu trabalho.
Um estímulo ao aprendizado. A verdade pode ser construida de várias formas. Uma grande reflexão para o ensino e aprendizagem.
Excelente poder refletir sobre a prática das metodologias ativas, de como estamos fazendo, como melhorar nossa prática e perceber que os desafios são comuns a todos. Parabéns ao grupo organizados. Destaque para a roda de conversa “Case Method”.
Este primeiro dia me fez pensar que tudo o que acredito sobre as metodologias ativas tanto nos fatores positivos (transformadora, eficaz para o aprendizado) que vivenciamos até o presente momento. Sigo acreditando que o melhor a ser feito são as redes de debates e conhecimento existentes para que possamos agregar os conhecimentos e preparar todos os envolvidos no processo de aprendizagem ativa.
Olá!
Apesar de trabalhar com Metodologias Ativas tenho aprendido muito, está sendo uma experiência fantástica!
Parabéns a todos os participantes deste Congresso. Os temas abordados são bem pertinentes com a proposta do debate. Este Congresso será um divisor de águas em relação a propagação das Metodologias Inovadoras, pois a diversidade de assuntos nos fará compreender a importância da aplicação e o quanto precisamos incluir inovação, criatividade e tecnologia em nossas intervenções.
As palestras que assisti até agora me fizeram refletir sobre minhas experiências já vividas com metodologias ativas enquanto aluna e vislumbrar minha nova trajetória enquanto docente utilizando as metodologias ativas. Sinto-me bastante motivada e interessada no assunto.