34 comentários em “Avaliação do segundo dia

  1. Erica Oliveira santos Gonçalves Responder

    Segundo dia de muitas reflexões e análises pessoais. Encantada com os professores e a metodologia utilizada.

  2. Laila Cristina Moreira Damázio Responder

    A Reflexão é trazer para realidade prática todo esse conhecimento adquirido.

  3. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Vislumbro uma gama de possibilidades para transformarmos nossas práticas. Isso está centrado no nosso desejo de fazer algo significativo, de envolver as pessoas, entendendo que a corresponsabilização pertence a todos nós. E as metodologias ativas, por excelência, podem propiciar esse movimento encantador.

  4. Claudia Schneck Responder

    Em sendo um evento à distância, continuamos fazendo outras atividades além do Congresso… em sendo assim, para conseguir assistir a todas as videoconferências, não estou conseguindo interagir nos blogs.
    Mas estou aproveitando aproveitando as aprendizagens disparadas neste evento.

  5. Regina Ribeiro de Castro Lima Responder

    As apresentações têm sido esclarecidos de pontos ainda falhos na compreensão dos modos de aprendizagem estimulantes e significativos na formação profissional. Obrigada pelo convite e oportunidade de participar com vocês dessa essa aventura.

  6. Luciana Carvalho Responder

    O congresso está possibilitando uma reflexão sobre a prática profissional e abrindo um leque de atividades direcionadas no caminho mais ativo da educação.

  7. Viviani Marangoni Responder

    Conteúdos preciosos e a perspectiva de desenvolver muitas ações educacionais disparadas pelas inúmeras palestras.

  8. Grazi Responder

    Apesar de toda a diversidade o discurso é muito alinhado. Vislumbrando possibilidades de mudança.

  9. Henrique Moreira Responder

    Continuo achando muito relevantes as questões levantadas até aqui. Algumas experiências na área da saúde não despertaram meu interesse. Vamos continuar, porque está se tornando mais desafiador.

  10. Henrique Moreira Responder

    Continuo achando as questões levantadas até aqui bastante relevantes. Algumas experiências na área da saúde não despertaram meu interesse. Vamos continuar, porque está se tornando mais desafiador.

  11. Micaela Costa Responder

    Interessante compreender melhor alguns tipos de Metodologias Ativas e como escolhê-las. Conhecer a Espiral construtivista e sua potencia em resultados e o quanto a Saúde já faz uso profundo das MA e o quanto podemos aprender com essas experiências.

    Para mim está sendo uma excelente experiência.

  12. Micaela Costa Responder

    Para mim está sendo uma excelente experiência. Compreendendo os tipos de MA e de que forma escolhê-las e os cuidados na implantação e o quanto a empatia é fundamental em todo esse processo.

    Perceber a importância das avaliações das MA que permitem ajustes de conduta dessas ferramentas.

    E o quanto a Saúde está a passos largos das MA em relação a Educação de formação básicas.

    Feliz em participar.

  13. Deise Barbosa Responder

    Achei interessante a abordagem de algumas estratégias educacionais fundamentadas nas MA, pude aprender alguns fundamentos importantes sobre elas. Contudo, algumas experiências relatadas nesse dia não despertaram meu interesse.
    Como sugestão, talvez fosse interessante apresentar algumas estratégias educacionais acontecendo na prática, com temas sobre a própria MA.

  14. MONICA MELO Responder

    Novamente confirmo o divisor de águas que foi na minha vida a apresentação e uso das MA

  15. Flávia Responder

    Conhecer um pouco mais sobre algumas estratégias utilizadas na prática da metodologia ativa. Em especial gostei muito da discussão sobre case method.

  16. ANNA VALESKA PROCOPIO DE MOURA MENDONÇA Responder

    O Congresso está me surpreendendo. Cada vídeo está impecavelmente bem exposto e com rico conteúdo. O compartilhamento é claro e preciso. Estou realmente muito agradecida pela disponibilidade dos profissionais envolvidos nessa proposta. Cada informação está sendo anotada com muito afeto, pois está permitindo uma ampliação, reorganização e aprofundamento acerca das metodologias ativas
    Abraços
    Anna

  17. Ana Lucia Pereira Responder

    Se eu fosse mineira diria…..NÓ!!!!! que intensidade de informações…refeltir sobre os processos educacionais e todos os seus atores é demais!!
    Pensar na formação de preceptores foi muito bom, estamos organizando uma Residencia Multi….a relação Ensino & Serviço….um eterno e bonito desafio

  18. LUDIMILA FORECHI Responder

    Achei os relatos interessantes, mas gostaria de ver um pouco mais sobre como as diferentes formas de metodologias ativas foram aplicadas.

  19. Eliane Augusta da Silveira Responder

    A partir da participação nesse encontro minha mente está fervilhando de opções para meus treinamentos em serviço. Aprendi, finalmente, a diferença entre permanente e continuada.

  20. Rafael Gravina Fortini Responder

    O congresso está proporcionando grandes reflexões e uma gama de assuntos! Muito bom!

  21. Emanuela Mesquita Responder

    Estou gostando bastante! estou conseguindo vislumbrar as possibilidades e técnicas que podem ser utilizadas em metodologias ativas, o que me permite sair da zona de conforto e buscar novas técnicas para a sala de aula.

  22. Lucimara Aparecida Faustino Custódio Responder

    Muito bom o congresso, momento oportuno para intensas reflexões e compreensões dos métodos ativos no processo ensino aprendizagem.

  23. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Neste segundo dia ficou fortemente as experiências com a inclusão de MAs na estrutura de cursos de medicina. Gostei demais das práticas aplicando metodologias ativas que colegas do Brasil Afora compartilharam. A 3ª proativa da professora Erica foi estimuladora para mim.
    Dia espetacular

  24. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Riquíssimo este Congresso e como já foi dito por vári@s coleg@s vem trazendo contribuições e experiências muito instigantes, algumas metodologias conhecidas, outras reconhecidas e revisitas e algumas nunca vistas. O desafio tem sido articular a participação on line (no Hotmart e Blog), com as minhas outras atividades presenciais, mas seguimos rs (trabalho e casa). Me sinto afetado positivamente e aí assisto os vídeos, paro, anoto as falas, complemento e dialogo com minha vivência profissional e continuo kkkk parece que iniciei mesmo a construir um portfólio das minhas aprendizagens neste percurso durante o congresso e agora no pós congresso não quero parar!!! Daí que já tem surgido reflexões a partir dos disparadores educacionais que dialogam com minha prática docente no uso das MA e tem me ajudado a ter uma ampliação de olhar sobre minha realidade, com melhor leitura de contexto e aplicações singulares com mudanças de práticas.

  25. Suely Quaresma Responder

    A elaboração de portfólios como registros reflexivos da própria prática e, da evolução dos alunos num determinado período, reforçou minha crença de que somos hoje melhores do que fomos ontem, se refletirmos sobre acertos e erros do cotidiano.

  26. Mariana Responder

    A participação nesse congresso vem como marco pessoal na busca de novos rumos para as propostas educacionais com as quais trabalho.

    Admito ansiedade e dificuldade em ver diversas propostas que não tenho domínio das suas fundamentações. Passo a imaginar quanto estudo preciso me propor para apropriação.

    Neste momento a sensação é “os primeiros passos de uma longa jornada”.

  27. Amanda Pereira Tavares Responder

    Excelentes exposições. Esse segundo momento foi importante para eu refletir sobre minha prática docente e atuação junto a residentes multiprofissionais. As aulas que mais me chamaram atenção foram da professora Marilda e do professor Carlos Mourthé.

  28. Maria Romilda da Silva Responder

    sei que sou retardatária, mas estou assistindo passa a passo o congresso. Desde já agradeço a disponibilidade do conteúdo. Até agora tenho a seguinte reflexão as metodologias ativas nos permite ajustar nas diversidades dos alunos evitando o máximo de possibilidades de exclusão. Nos permite entender que as imposições de conhecimento não desenvolve senso crítico e muito menos líderes. O que eu gostaria de compartilhar são três reflexões: ” a espiral construtivista” “o role play” “um olhar dialógico sobre educação permanente em saúde”.
    grata!

  29. Aline Nordi Responder

    Uma revisita a temas transversais na minha prática docente. Feliz em retomar o congresso e continuar anotando reflexões importantes para que o meu devir cotidiano possa ser mais qualificado.

  30. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns pelo Congresso. Alguns vídeos com detalhes mais das vivências em suas organizações, outros direcionando para informações mais técnicas sobre Metodologias Ativas. Todos com sua respectiva contribuição!!! Sentimento de pertencimento!!!

  31. Daiana Responder

    Minha reflexão está voltada a eficácia do uso das metodologias ativas! Já me considero uma professora “convertida” a este método, neste momento estou colhendo todas as informações recebidas para refletir sobre minhas práticas e me redirecionar sempre. Concordo que o apoio ao docente em relação a formação continuada deve existir em toda a Instituição de Ensino Superior que trabalhe com as metodologias ativas. Cada momento se torna rico em meu rol de conhecimentos. Parabéns a todos os envolvidos!

  32. Meire da Silva Pereira Rodrigues Responder

    Cada vez mais convencida de que metodologias ativas dependem de um conjunto principalmente de posturas docentes, e institucionais, a partir de uma visão inovadora de ensino e uma perspectiva de compartilhamento de saberes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *