CONEXÃO Eliana Cyrino: “Um olhar educacional para a integraçao ensino serviço”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre a CONEXÃO apresentada pela Eliana Cyrino: "Um olhar educacional para a integraçao ensino serviço".

4 comentários em “CONEXÃO Eliana Cyrino: “Um olhar educacional para a integraçao ensino serviço”

  1. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Elyana, achei as reflexões que você apresentou bastante instigantes, desde a questão do conceito de metodologias ativas ou metodologias inovadoras e sobre uma certa polarização entre o ativo e o passivo. E daí afirmando sua posição você refere gostar mais do termo metodologias inovadoras, no sentindo de buscar caminhos que inovem os processos educacionais, e também sobre quais efeitos (capacidades/competências) se espera com a utilização dessas tais metodologias inovadoras (ou metodologias ativas), ou seja, se espera que os estudantes se tornem críticos, reflexivos e protagonistas na construção de seu próprio conhecimento. Além disso você nos traz outra reflexão valiosa sobre o uso dessa ou daquela metodologia ser muito mais política, revela sobre de que tipo de profissional nós queremos ter na saúde e de qual seria a formação que nós entendemos irá responder as necessidades de saúde da população brasileira, o que penso eu se evidencia na essencial articulação e integração entre teoria e prática ou formação, atuação profissional, cidadania, sociedade e transformação da realidade.

  2. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Reflexão muito pertinente da Profª Eliana. As mudanças precisam acontecer em toda estrutura conformacional, dos serviços, das instituições “formadoras”, dos profissionais, dos alunos, da sociedade. Imprescindível a interconexão de todos esses elementos na perspectiva de uma aprendizagem voltada para o atendimento as reais necessidades da população, de uma educação para o trabalho, da corresponsabilização do cuidado, da integralidade desse cuidado, do trabalho coletivo. Para que isso seja efetivo, faz-se necessário pensar numa formação teórico-prática de todo o processo educacional, onde haja a inserção do estudante nas equipes de saúde, para que suas vivências o tornem um profissional reflexivo, crítico e sinta-se entusiasmado para encontrar soluções complexas para os problemas complexos que permeiam os serviços de saúde. Nesse sentido, a professora apresenta como espaço, por excelência, para essa formação, a Atenção Primária em Saúde, por possibilitar a dialogia, o reconhecimento da diversidade e a singularidade das pessoas e dos cenários, tendo o professor um papel fundamental enquanto mediador dessa aprendizagem.

  3. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Foram maravilhosas as reflexões que a Professora Eliana trás, entre tantas, que metodologias inovadoras devem favorecer a formação de profissionais com olhar na integralidade do cuidado e possibilitar conexões de valor entre todos os atores envolvidos no processo do cuidar.

  4. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Eliana Cyrino. Bastante interessante da concepção de Metodologias Inovadoras ao invés de Metodologias Ativas. A relação da Teoria com a Prática, desde o panorama acadêmico ao mercado de trabalho, faz com que as Metodologias Inovadoras tenham fundamental importância para uma transformação profissional, principalmente no seu elo com as Políticas de Educação Permanente, propondo um fortalecimento das conexões da importância do saber, na aquisição de conhecimento e na execução deste diante de outros indivíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *