PROATIV@ Everton Soeiro: “O Portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e avaliação”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre @ PROATIV@ apresentada por Everton Soeiro: "O Portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e avaliação".

4 comentários em “PROATIV@ Everton Soeiro: “O Portfólio reflexivo como instrumento de aprendizagem e avaliação”

  1. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Tive a oportunidade de conhecer o Everton pessoalmente em Sampa, no encerramento dos Projetos PROADI-SUS do IEP/HSL, no final do ano de 2017. Ele era o apoiador matricial da minha gestora de aprendizagem Aniara Correa, enquanto na época eu era um dos facilitadores do Curso EVS na região de Palmas, Tocantins. De um humor fino e inteligência peculiar. Aqui nesta PROATIV@ sua fala foi bastante interessante sob vários aspectos, mas gostaria de ressaltar particularmente que em minha experiência como docente com uso de MA desde 2013, venho cada vez mais aprofundando em relação a este instrumento seja em seus sentidos e seus usos na minha prática profissional enquanto facilitador. Tem sido um importante disparador de reflexões sobre o vivido por mim como facilitador e dos educandos no processo de ensino-aprendizagem e promotor da metacognição ou tomada de consciência em relação as suas/nossas conquistas, desafios e estratégias de superação, estimulando a autonomia, corresponsabilização e a gestão da aprendizagem. Então concordo bastante com que Everton apresenta sobre o portfólio ser um instrumento potente de avaliação, autoavaliação e de estímulo a capacidade crítico-reflexiva. E o utilizo exatamente assim para estimular o reconhecimento de seu processo pelo educando, perguntando sobre suas motivações, seus interesses, desinteresses, em relação a suas potências e suas fragilidades, além dos efeitos de tudo isso, na vida e na prática profissional.

  2. ANNA VALESKA PROCOPIO DE MOURA MENDONÇA Responder

    Olá! Parabenizo pela apresentação! Fiquei com uma dúvida: o portfólio tem que ser registrado em que lugar? É como no diário de campo? Ou pode ser registrado de modo criativo tipo: vídeo, pintura, poesia…O portfólio é sempre individual?

    Grata
    Anna

  3. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Que leveza ao nos falar sobre o porfólio! Gostoso de ouvir, me remete aos momentos de construção dos meus portfólios e quando participei dos processos de facilitação, é motivador. Percebo a ansiedade do aluno para seguir um padrão, as dúvidas quanto aos registros, uma insegurança com o novo, e a alegria quando descobre a liberdade de sua construção. É impressionante como vivemos momentos intensos com essa ferramenta. A criatividade, as reflexões são riquíssimas, o potencial que é despertado, o auto-conhecimento, os desafios e as conquistas fazem essa aprendizagem ser muito significativa, principalmente quando estamos com profissionais que vislumbram possibilidades de reinventar os seus cenários.

  4. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Anna, percebo o portfólio como uma construção individual que traduz a aprendizagem e desenvolvimento de cada um. As reflexões podem expressar alguns momentos vivenciados coletivamente, mas cada pessoa faz uma leitura do que viveu, sentiu e percebeu. Quanto a forma, é livre, e a criatividade e a imaginação ganham destaque. Já vi poesia, desenhos, cordéis, álbuns, “registro de bordo”, patchwork, entre outros, expressando muitos significados e emoções. Mas, como bem ressalta o Prof. Everton não são compilações, mas reflexões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *