A Singularity University do Vale do Silício e as transformações nos percursos de aprendizagem

Você conhece a Singularity University?

Na abertura da sua página da internet (http://su.org) encontramos a síntese do seu propósito:

Preparando Líderes Globais e Organizações para o Futuro

Explore as oportunidades e implicações das tecnologias exponenciais e conecte-se a um ecossistema global que está moldando o futuro e resolvendo os problemas mais urgentes do mundo.

A reportagem a seguir, exibida no Canal Brasil, nos traz um pouco deste impressionante sistema de aprendizagem:

As conexões com a Singularity University, do Vale do Silício

nos apresentam as mais variadas e vertiginosas possibilidades de aprendizagem.

Mas qual é o nosso objetivo de trazê-la aqui?

Ele certamente passa pelas profundas inovações tecnológicas tecidas nesta universidade, mas o nosso fim diz respeito a como construir processos de aprendizagem adaptáveis ao cenário a seguir:

O infográfico produzido pela Singularity University e compartilhado (já traduzido) conosco pelo Gustavo Gastardeli, palestrante do #1CBMAOnline, nos apresenta as surpreendentes perspectivas de inovações tecnológicos previstas para os próximos 20 anos.

Singularity Unniversity

Depois de ler a estas perturbadoras perspectivas, reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Como os nossos processos de aprendizagem, nossos currículos e instituições estão contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais adaptáveis a tais mudanças?
  • Que perfis de competência precisam ser desenvolvidos para uma sociedade e um mercado que já apresenta, mesmo que ainda em estágio embrionário, grande parte destas inovações?

Um modelo transmissivo e centralizado de ensino, caracterizado por uma cadeia restrita de autores clássicos, manuais e livros didáticos trazidos de forma centralizada pelo professor, parece não mais ter condições de acompanhar a miríade de percursos interconectados que os problemas contemporâneos e os perfis de competência necessários para lidar com eles, tomaram.

Diante das necessidades de aprendizagem provocadas pelo Infográfico, assim como das palestras do José Motta (Bloco 2) e do Carlos Mourthé (Bloco 10) no #1CBMAOnline, apresentamos o início de uma lista de aprendizagens de extrema relevância para os estudantes e profissionais em formação neste século:

  • Visões transdisciplinares e compreensão integrada de diferentes contextos.
  • Interpretação de problemas complexos para a tomada de decisões.
  • Decisões compartilhadas por meio de diálogos qualificados.
  • Fundamentos éticos que possam explorar ao máximo as potencialidades tecnológicas, evitando suas possíveis consequências insustentáveis para a sociedade e o planeta.

E pra você? Que outras aprendizagens precisam estar no norte das práticas docentes, com vistas a uma adaptação ao futuro? que já chegou…

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