Uma rede que se amplia – A experiência da Educação Permanente do SAMU de Fortaleza

Uma das experiências de maior abrangência e robustez de formação de profissionais de saúde com a utilização das Metodologias Ativas de aprendizagem no Brasil tem sido desenvolvida, há mais de 10 anos, pela equipe de educadores do Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês (Lima et. al. 2018 – Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional), no âmbito do PROADI SUS. Um programa em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde, que já formou milhares de profissionais do SUS em todo o país.

Uma das Metodologias que tem sido utilizada neste programa é a Espiral Construtivista que é detalhada no #1CBMA Online na palestra da Valeria Vernaschi Lima

Os importantes referenciais históricos, detalhados na palestra do Roberto Padilha no #1CBMA Online (Bloco 4) nos possibilitam hoje colher variados frutos deste ramificado processo de aprendizagem.

Conexão Roberto Padilha #1CBMA Online – Nesta entrevista Roberto Padilha apresenta sua trajetória de desenvolvimento de instituições que fundam seus processos de aprendizagem em Metodologias Ativas, entre as quais, a gênese e estruturação do programa citado neste texto.

O Hub Metodologias Ativas Online teve a oportunidade de integrar à sua rede de aprendizagem as experiências desenvolvidas pela equipe de Educação Permanente do SAMU de Fortaleza. À luz da formação do educador Claudio Azevedo, construída em grande parte no citado programa do IEP, foram estruturadas variadas equipes de educadores que tornam, a cada dia, mais consistente o sistema de formação profissional do serviço de urgência e emergência na capital do Ceará.

Equipe de educadores do SAMU de Fortaleza – aprendizagem ativa em ondas.

A conversa com a equipe faz parte da formação oferecida à equipe Platinum do #1CBMA Online. Juliana, Gabriel e Claudio, profissionais da Educação Permanente do SAMU e os dois últimos, integrantes da equipe Platinum, participaram de um de uma conversa com Carlos Mourthé. Neste diálogo foram colhidos vários subsídios para a próxima etapa da formação que envolverá um processo de facilitação online com posteriores diálogos aprofundados.

Video conferência da equipe de Educação Permanente do SAMU com Carlos Mourthé

A experiência da Educação Permanente do SAMU será compartilhada em breve aqui neste Blog pela equipe para que outras instituições possam se inspirar nesta forma de aprendizagem ativa em ondas que aos poucos se prolifera pelo país.

 

2 comentários em “Uma rede que se amplia – A experiência da Educação Permanente do SAMU de Fortaleza

  1. Tarsia Responder

    Conhecer esse trabalho é maravilhoso e encantador! Parabéns pelas sementes que foram plantadas há 10 anos atrás e os belos frutos que se mostram hoje!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *