Você conhece a Singularity University?
Na abertura da sua página da internet (http://su.org) encontramos a síntese do seu propósito:
Preparando Líderes Globais e Organizações para o Futuro
Explore as oportunidades e implicações das tecnologias exponenciais e conecte-se a um ecossistema global que está moldando o futuro e resolvendo os problemas mais urgentes do mundo.
A reportagem a seguir, exibida no Canal Brasil, nos traz um pouco deste impressionante sistema de aprendizagem:
As conexões com a Singularity University, do Vale do Silício
nos apresentam as mais variadas e vertiginosas possibilidades de aprendizagem.
Mas qual é o nosso objetivo de trazê-la aqui?
Ele certamente passa pelas profundas inovações tecnológicas tecidas nesta universidade, mas o nosso fim diz respeito a como construir processos de aprendizagem adaptáveis ao cenário a seguir:
O infográfico produzido pela Singularity University e compartilhado (já traduzido) conosco pelo Gustavo Gastardeli, palestrante do #1CBMAOnline, nos apresenta as surpreendentes perspectivas de inovações tecnológicos previstas para os próximos 20 anos.
Singularity UnniversityDepois de ler a estas perturbadoras perspectivas, reflita sobre as seguintes perguntas:
- Como os nossos processos de aprendizagem, nossos currículos e instituições estão contribuindo para a formação de cidadãos e profissionais adaptáveis a tais mudanças?
- Que perfis de competência precisam ser desenvolvidos para uma sociedade e um mercado que já apresenta, mesmo que ainda em estágio embrionário, grande parte destas inovações?
Um modelo transmissivo e centralizado de ensino, caracterizado por uma cadeia restrita de autores clássicos, manuais e livros didáticos trazidos de forma centralizada pelo professor, parece não mais ter condições de acompanhar a miríade de percursos interconectados que os problemas contemporâneos e os perfis de competência necessários para lidar com eles, tomaram.
Diante das necessidades de aprendizagem provocadas pelo Infográfico, assim como das palestras do José Motta (Bloco 2) e do Carlos Mourthé (Bloco 10) no #1CBMAOnline, apresentamos o início de uma lista de aprendizagens de extrema relevância para os estudantes e profissionais em formação neste século:
- Visões transdisciplinares e compreensão integrada de diferentes contextos.
- Interpretação de problemas complexos para a tomada de decisões.
- Decisões compartilhadas por meio de diálogos qualificados.
- Fundamentos éticos que possam explorar ao máximo as potencialidades tecnológicas, evitando suas possíveis consequências insustentáveis para a sociedade e o planeta.
- …
E pra você? Que outras aprendizagens precisam estar no norte das práticas docentes, com vistas a uma adaptação ao futuro? que já chegou…