21 comentários em “Avaliação do terceiro dia

  1. Erica Oliveira santos Gonçalves Responder

    Fantástico. O nível das palestras, o ensinamento transmitido. A viagem educacicional valeu por tudo.

  2. Laila Cristina Moreira Damázio Responder

    Gostei bastante do terceiro dia. Aprendi muito! No entanto, senti falta de demonstrações mais claras de como os facilitadores/tutores/docentes estão aplicando as metodologias ativas. Na palestra de TBL do professor Valdes pude compreender bastante como o processo é executado por ele. Achei fantástica sua exposição do método.

  3. Micaela Costa Responder

    Compreendi melhor as várias ferramentas como Gamificação, Mapas Conceituas e Mentais, aplicativo, realidade virtual, projetos, produção coletiva (livros), Aprendizagem baseadas em equipes e suas potencialidades como Metodologias Ativas. Onde cada uma tem sua especificidade, entretanto todas permitem o aluno ser o protagonista na construção do seu conhecimento.

    Perceber o quanto é desafiador para alguns alunos a sua inserção nas Metodologias Ativas e o quanto o papel do professor é somente de facilitador sendo especialista ou não.

    E em outras áreas de Ensino essas Metodologias Ativas contribuem grandemente.

  4. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Cada encontro me surpreende mais. Esse Congresso tem sido inspirador para mim. De todas as reflexões vai ficando um pedacinho, que vou tecendo na perspectiva de construir algo inovador para aplicar com meus pares em nossa realidade. Acredito que a junção coletiva dos saberes é transformador. Difundir as experiências exitosas é fundamental para contagiar as outras pessoas, para acreditarem que não está no mundo da imaginação, mas é real. Ressalto ainda que esse método não desconsidera a importância do aspecto cognitivo na aprendizagem, mas agrega outros valores e traz um novo formato de como fazer, “de não fazer para, mas fazer com”. Isso nos fortalece.

  5. Regina Ribeiro de Castro Lima Responder

    Algumas das estratégias apresentadas já são utilizadas em minha prática docente, contudo percebo a necessidade real e urgente de melhorar minha capacidade nessa temática. Acredito que grande parte dos modelos discutidos e exemplificados pode ser utilizado em várias direções do saber, a depender da abertura e aventura que o professor propor para sua prática pedagógica, cito: trabalhar com projetos interativos e inovadores, utilização da mídia virtual e situações do cotidiano profissional, games e competições, cinematografias, portfólio etc.

  6. ELIANE AUGUSTA DA SILVEIRA Responder

    Estou encantada com a gamificação e cm muitas ideias para minhas aulas.

    Alguns vídeos estão cm áudio baixo.

  7. Flávia Responder

    Hoje estou atualizando as apresentações que estavam atrasadas e me surpreendi com a quantidade de ideias que foram brotando conforme os apresentadores contavam e compartilhavam suas experiências. Em especial aproveitei muito a experiência de Naila com o controle social, bem agora que estamos iniciando um projeto de formação de facilitadores neste campo em uma região da grande São Paulo.

  8. Andrea Libano Responder

    Esse terceiro dia trouxe muitos conteúdos que podem ser facilmente transpostos para a sala de aula. A apresentação do professor Valdes foi valiosíssima, a experiencia do professor Carlos Seco é fascinante para uso nos cursos de graduação. Olha… que viagem educacional foi essa!!! fantástico. Muito feliz com esse terceiro dia de congresso.

  9. ANNA VALESKA PROCOPIO DE MOURA MENDONÇA Responder

    É o Congresso online que mais me deixou engajada. A organização dos vídeos, tempo, chamadas e convites…sem falar na disponibilidade de cada profissional em partilhar saberes e fazeres. A aprendizagem baseada em projetos foi maravilhosa, TBL, Wikilivros, redes sociais, gameficação…simplesmente TUDO!

    Estou realmente encantada e admirada com a proposta estimulante do congresso!

    Grata por tudo e a todos!
    Abraços
    Anna Valeska Procópio

  10. Deise Barbosa Responder

    Continuo gostando de conhecer as diversas aplicações das MA em processos formativos de diferentes áreas do conhecimento. Muito legal.
    Estou curiosa para conhecer os produtos dos compartilhamentos das VE.

  11. Ana Lucia Pereira Responder

    Foi um dia muito rico de várias vivencias intensas! Que admiração por todas estas pessoas e a coragem de inovar. A VE foi fantastica, quanto pessoas livres! cidadãs!

  12. Rafael Gravina Fortini Responder

    Muito bom!!!! Já utilizo e aprimorou a gamificação no meu dia a dia. Parabéns a todos!

  13. Suely Quaresma Responder

    As aprendizagens foram muitas, posso destacar o tema da gamificação exposto pelo Professor Aloísio Cardoso. A comparação entre os princípios dos games com alguns princípios da aprendizagem de adultos foi fantástica. Estou encantada também com as viagens educacionais: O professor do espanto por Rubem Alves, a empatia na conexão humana e agora essa escola inovadora situada na grande São Paulo. Todas essas apresentações foram verdadeiras viagens educacionais.

  14. Mariana Responder

    Reflexões relevantes, destacando dentre estas o uso do TBL e o exemplo do “aprender para a vida” do Projeto Âncora.

    Espero poder incorporar nos nossos planejamentos.

  15. Fabiano Swinerd Responder

    O Congresso não apenas te dá ferramentas para a produção de aulas, mas lhe auxilia na viagem do pensar, criar e inovar, fazendo com que, através das informações e dos conhecimentos repassados, o participante faça uma reflexão, dentro da sua realidade didática, de como encontrar o caminho mais adequado para a passagem do saber, fazendo com que o aluno não decore um detalhe, mas compreenda a importância deste para sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *