61 comentários em “Avaliação do primeiro dia

  1. NEIRILANNY DA SILVA PEREIRA Responder

    As palestras me fizeram refletir sobre a necessidade de introduzir as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem.Não podemos permanecer estacionados em um modelo de ensino ultrapassado.

  2. ROSA GOUVEA DE SOUSA Responder

    Me senti mobilizada, instigada e a cada atividade consegui refletir e problematizar meu cotidiano

  3. Viviani Barreira Marangoni Ferreira Responder

    As atividades desse primeiro dia me proporcionaram várias reflexões, dentre elas a necessidade de aprimoramento constante, das possibilidades tecnológicas que já estão disponíveis e as que ainda virão. A necessidade de sempre lembrar que o aluno tem que estar no centro e tem que ser o protagonista do seu aprendizado e o que fazer para mante lo sempre nesse lugar?

  4. RAFAELA Responder

    Estou me sentindo pensativa sobre sou como como professora. Estou passando por um processo de reflexão neste momento.

  5. Erica Oliveira santos Gonçalves Responder

    As abordagens feitas sobre as metodologias, me possibilitaram uma profunda reflexão sobre os métodos que tenho utilizado com os meus alunos. A maneira melhor para adaptação e realização das mudanças necessárias. Estou muito satisfeita com a participação no congresso. Dia muito produtivo.

  6. Luciana Carvalho Responder

    Fiquei muito feliz em participar do congresso e abrir uma janela para o conhecimento e reflexões sobre a educação e as metodologias ativas. Palestras excelentes e profissionais comprometidos com a melhoria contínua da educação.

  7. Luciana Carvalho Responder

    Experimentei reflexões super importantes para minha prática prosfissiinal e para compartilhar com colegas.

  8. Regina Ribeiro de Castro Lima Responder

    Sinto-me em preparo para uma jornada de desafios quanto ao ensino e aprendizagem. E, a participação neste congresso tem me feito pensar sobre os meus atos como professora em meio as discussões que foram tratadas. Excelente primeiro dia de participação!

  9. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Foi um dia intenso, que me fez refletir profundamente na minha prática, sempre atrelada aos meus pares. Penso que preciso envolvê-los para juntos refletirmos e descobrirmos novas estratégias de reinvenção. Sinto a extrema necessidade de sair das caixas prontas e alçar grandes vôos. Agradeço imensamente a contribuição de todos que conseguiram nos conectar nessa trilha, despertando o interesse, a paixão e o encanto.

  10. Laila Damázio Responder

    Muito interessante as palestras do primeiro dia. Estou curiosa e motivada para aprender sobre as metodologias ativas de ensino. Abraços

  11. Laila Cristina Moreira Damázio Responder

    Sinto motivada para prender e assistir às palestras dos próximos dias. Abraços

  12. Marcia Levy Responder

    Confesso que estava com muitas duvidas, mas estou gostando bem mais do que esperava. Rapidamente procuro um canto para poder ouvir e refletir sobre o que está sendo dito. Tenho sentido que abre novos caminhos…

  13. Amparito Responder

    O conteúdo fortalece o aprendizado prévio. Os depoimentos de alunos foi importante para saber o sentimento da experiência com metodologias ativas.
    Gostei muito pela variedade das apresentações. O dinamismo de cada palestra foi necessário neste meio digital.

  14. MONICA MELO Responder

    reforço meu re-inventar na vida educacional, na pesquisa, na vida profissional e no cotidiano a partir da imersão nas metodologias ativas desde 2011. O congresso reforça e fortalece a necessidade de favorecimento da coletividade e do protagonismo

  15. Márcia Poinho Responder

    Motivada a buscar cada vez mais experiências, vivências e conteúdos sobre este método de ensino-aprendizagem.Palestras deste dia motivadoras, esclarecedoras e incentivadoras. Fechando com chave de ouro : Rubens Alves

  16. MARISTELA DOS SANTOS CORDEIRO MAGALHÃES Responder

    Olá!!!
    Estou super motivada, amando cada palestras assistida; este congresso resgata à reflexão crítica sobre a prática e não apenas configurada por uma classificação e com potencial discurso totalmente vinculado na realidade do educando.

  17. MANOEL HENRIQUE TAVARES MOREIRA Responder

    Por não ser da área Pedagógica, esse é um assunto que preciso olhar com mais cuidado, tentando juntar as informações que recebi e organizá-las a partir da minha experiência pessoal como professor.
    Achei bastante proveitoso.

  18. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Surpreendente é minha palavra para o primeiro dia do I CBMA on line. Me sinto instigado, provocado estimulado a continuar a navegar por estes mares das metodologias ativas de ensino e aprendizagem. Refletindo sobre minha prática profissional como docente/facilitador e meu contexto numa Escola de Saúde Pública do município de Palmas, Tocantins e as possíveis aplicações e adaptações das diversas estratégias educacionais aqui ofertadas! Parabéns ao Carlos Mourthé, a toda equipe organizadora e convidados!!!

  19. ROSILEIDE ARAUJO FONSECA Responder

    Estou gostando muito de tudo que está sendo abordado. E me sinto bastante motivada para desenvolver mudanças na minha prática.

  20. ANTONIO DERCY SILVEIRA FILHO Responder

    Este primeiro dia foi instigante. Gostei de tudo, mas os pontos altos foram o início e o fim. A palestra do Prof. José Motta foi muito instigadora, pois nos trás o desafio do reconhecimento do aluno de hoje em toda sua complexidade traduzida no processo ensino-aprendizagem nessa Era do Conhecimento. Em contrapartida, a viagem educacional co Ruben Alves, nos trás a essência desse processo, que independente de gerações, sempre nos será fundamental.

  21. Grazi Responder

    O compartilhamento dessas experências acerca da educação, me fizeram refletir constantemente sobre minha prática, sobre meus estudos.
    Me senti provocada o tempo todo. Muitas coisas começam a fazer sentido. Algumas coisas que ouvi há anos, mas que só têm significado agora.

  22. LUDIMILA FORECHI Responder

    Acho a ideia incrível do congresso ser online. Podemos acompanhar as falas com bastante calma e aproveitar melhor o que está ensinado. Parabenizo aos organizadores e participantes. Aprender sobre metodologias ativas é realmente fundamental. O congresso está sendo uma maneira ímpar e eficiente de dissipar o conhecimento!

  23. ANNA VALESKA PROCOPIO DE MOURA MENDONÇA Responder

    Parabenizo a todos que organizaram, participaram e refletiram essa proposta. O congresso está sendo muito proveitoso. Cada “aula” tem sublimes conhecimentos e está me ajudando muito a pensar a prática educacional.

    Muito grata
    Anna

  24. ELIANE AUGUSTA DA SILVEIRA Responder

    Estou aprendendo muito e refletindo bastante. O ato de passar a experiência não é fácil e o método para facilitar essa passagem deve ser levada em consideração, principalmente no mundo digital.
    Está sendo bastante proveitoso.

  25. Natália Elvira Sperandio Responder

    Gostaria de deixar registrada a minha satisfação em estar participando desse congresso. Ao finalizar esse primeiro módulo, tive a certeza de estar no caminho certo, enquanto educadora, ao trazer para as minhas práticas pedagógicas diárias questões que foram brilhantemente debatidas.

  26. Andrea Libano Responder

    Muitas coisas para refletir, vontade de mudar, experimentar, experienciar. Muito gratificante! Continuemos…

  27. Flávia Carotta Responder

    Gostei muito do modelo das apresentações. Uma atmosfera mais casual que nos dá a sensação de estarmos sentados juntos na sala. Sinto-me inquieta, cada vez mais refletindo sobre as nossas incoerências e contradições. Fiquei muito reflexiva sobre a roda ativa da experiência da UFSCAr e a questão do conhecimento prévio. Fiquei pensando na fala da Profa. Luciana de como podemos colocar todos os conhecimentos prévios na roda e respeitá-los, sem achar que tem um conhecimento prévio certo e outro errado, ou uma quantidade mínima de conhecimento prévio necessário. Gostei muito da sua fala “Precisamos ouvir o que estamos dizendo […] a fala precisa nascer comprometida.”.

  28. Micaela Costa Responder

    Eu avalio minha aprendizagem até aqui com as palavras: descoberta, instigação, paixão, desconstrução, trabalho e humildade.

    Todas as aulas e video contribuíram para que meu olhar amadurecesse em relação ao papel do professor e do aluno do Século XXI sejam sustentado no amor pela Educação, pelo desejo profundo de colaborar numa aprendizagem com autonomia, responsabilidade, diversidade e prazerosa.

    Onde se faz necessário que o professor desconstrua crenças do que é certo e errado em prol do todo, de uma educação que inclui e respeita a individualidade do aluno.

    Muito feliz em participar desse Congresso.

  29. Deise Barbosa Responder

    Gostei muito da dinâmica das atividades, assim como dos conteúdos. Destaco a fala do Professor Motta, me instigou muito a refletir sobre o perfil dos novos estudantes e o papel do educador.
    Considero que esse primeiro dia foi muito provocador sobre o que são as metodologias ativas.
    Avalio que a minha participação poderia ser mais ativa, pois a limitação de tempo fez com que não pudesse acompanhar o congresso a cada dia. Mais ainda assim, está sendo muito prazeroso.

  30. Ana Lucia Pereira Responder

    Correndo atrás do prejuizo de não ter conseguido participar nos dia e horários certos…..achei muito boas as intervenções e provocações.
    Relembrei vários conceitos e acabei chorando ao ver e ouvir Rubem Alves……simplesmente fantástico, uma aula de vida bem vivida.

  31. Lucimara Aparecida Faustino Custódio Responder

    Estou adorando a dinâmica das atividades e principalmente as reflexões instigadas. É uma pena não conseguir desfrutar das atividades nos momentos e horários certos, porém não limita o aprendizado gerado com a participação neste congresso online. Está sendo muito provocador e esclarecedor!

  32. Mariana Responder

    Primeiro dia de reflexão.
    A apresentação de diferentes diálogos contraponto tecnologia de alto e baixo custo. Experiências diversificadas.

    Nessa perspectiva me coloco a repensar minha prática pedagógica, o contexto da instituição na qual estou inserida e possibilidades para trazer esse debate para nossa realidade.

    Sigo na expectativa de exemplos concretos, principalmente no que tange formas de avaliação inovadoras.

  33. Márcia Responder

    O grande problema foi o acesso às palestras. No mais, alguns palestrantes apresentaram um título e não aprofundaram no tema no proposto. Talvez ampliação do tempo seria uma estratégia para o próximo. No entanto, foi muito boa a iniciativa. O tema é novo nas discussões brasileiras e necessitamos melhorar nossa atuação em sala de aula e parar de culpabilizar o estudante.

  34. Luciana Osorio Cavalli Responder

    Os temas foram muito interessantes e me fizeram refletir a inserção das metodologias ativas na formação e na gestão

  35. Emanuela Polimeni de Mesquita Responder

    Estou adorando como os assuntos estão sendo abordados. Infelizmente não pude acompanhar as atividades no horário correto, mas já é um avanço participar de algo tão inovador no processo de ensino-aprendizagem.

  36. ANA LUCIA DE SOUZA DUARTE Responder

    Estou gostando muito de participar do Congresso e principalmente de ter acesso ao conhecimento sobre as Metodologias Ativas de forma que estou refletindo sobre a minha prática educativa e as formas de inserção dessas metodologias a minha rotina de sala de aula.

  37. Márcia Responder

    As apresentações iniciais foram importantes para me situar no COngresso. Revisitar Ruem Alves é sempre um encontro agradável. Início muito prazeroso.

  38. Rafael Gravina Fortini Responder

    Muito intenso, mas bastante produtivo! Conhecimentos compartilhados primordiais para entender um pouco das metodologias ativas. Conteúdo diversificado que atende a todas as áreas. Gostei muito!

  39. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Muito bom voltar a ter contato com experiências exitosas das metodologias ativas. E termos contato com especialistas que de forma tão leve nos permitem mergulhar no universo do ensino empregando estas metodologias.
    Aplicar a VE em EAD é algo que não tem a mesma emoção de proposta presencial mas valeu também.

  40. Talita da Silva Ernesto Responder

    O congresso está muito estruturado e organizado. As palestras me fizeram refletir sobre muitas abordagens que ainda estavam confusas. Estou gostando muito!

  41. Suely Quaresma Responder

    Avalio que o trabalho com metodologias ativas tornou -se um caminho sem volta. E nesse caminhar contamos com a experiência de vários palestrantes para nos ajudarem a enxergar novas possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem.

  42. Mirella Responder

    Foi bom, mas esperava coisas mais práticas, q realmente auxiliassem na prática em sala de aula.
    Aguardando os próximos dias!

  43. Marília Responder

    Os conhecimentos adquiridos sobre metodologias ativas são extremamente enriquecedores para a nossa prática profissional junto com os alunos.
    Parabéns pelo evento!
    Muito aprendizado!!!!

  44. JOBSON MARQUETTI Responder

    Gostei, porém achei pouco prático, foram abordadas poucas ferramentas e suas aplicabilidades nas salas de aula. O primeiro dia, do meu ponto de vista, ficou muito teorizado e histórico. Vamos para o segundo dia.

  45. Paula Tatiana Bastos Responder

    Achei o primeiro dia muito bom, pois contextualizou de forma ampla a potência das metologias ativas. Percebi que, por ser um recurso relativamente novo, aos olhos de muitos, a rendição e a paixão são características intrínsecas ao processo. Valeu a pena saber que o que sinto é sentido por muitos. Antes de mirarmos nas técnicas, precisamos desta desconstrução, a qual não é objetiva.

  46. Maria Romilda da Silva Responder

    a contextualização nos situa e alerta para as mudanças diante de demandas sociais. A roda ativa entre Juliana, Bruno e Henrique me esclareceu sobre o quanto preciso mudar minha didática em sala de aula.

  47. Ana Paula S. Faria Responder

    Muito pertinente as discussões apresentadas nesse primeiro dia. Sento-me contemplada e desafiada a continuar a busca por qualificação sobre Metodologias Ativas. A busca se dá pela necessidade de compreender seus pressupostos para que eu posso aplica-lá. A aplicar a MA envolve mudança de postura, pensamento sobre ser/ estar professor e uma continua reflexão da prática.
    Enfim, o congresso está atendendo as minhas expectativas como também está abrindo o horizonte para continuar o caminhar nesse processo. É um caminho sem volta a MA.

  48. Aline Nordi Responder

    Para mim ressoou como um reaquecimento. Foi muito bom ver e ouvir os convidados que trouxeram disparadores bastante estimulantes. Não consegui ver os vídeos na velocidade que gostaria, mas em contrapartida, foi com muita concentração e anotando pontos que julguei interessantes para a reflexão da minha prática – quase num exercício de portfólio. Parabéns a todos os envolvidos!

  49. VALDEMAR VIEIRA DA SILVA FILHO Responder

    A metodologia ativa é um ótimo recurso para mudança de realidades. Estou fascinado com tantas experiências exitosas. De certo tenho novos estímulos para aplicar no meu trabalho.

  50. Delcia Vasconcelos Responder

    Um estímulo ao aprendizado. A verdade pode ser construida de várias formas. Uma grande reflexão para o ensino e aprendizagem.

  51. Anderson Fadel Responder

    Excelente poder refletir sobre a prática das metodologias ativas, de como estamos fazendo, como melhorar nossa prática e perceber que os desafios são comuns a todos. Parabéns ao grupo organizados. Destaque para a roda de conversa “Case Method”.

  52. Daiana Responder

    Este primeiro dia me fez pensar que tudo o que acredito sobre as metodologias ativas tanto nos fatores positivos (transformadora, eficaz para o aprendizado) que vivenciamos até o presente momento. Sigo acreditando que o melhor a ser feito são as redes de debates e conhecimento existentes para que possamos agregar os conhecimentos e preparar todos os envolvidos no processo de aprendizagem ativa.

  53. Juliana Responder

    Olá!
    Apesar de trabalhar com Metodologias Ativas tenho aprendido muito, está sendo uma experiência fantástica!

  54. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns a todos os participantes deste Congresso. Os temas abordados são bem pertinentes com a proposta do debate. Este Congresso será um divisor de águas em relação a propagação das Metodologias Inovadoras, pois a diversidade de assuntos nos fará compreender a importância da aplicação e o quanto precisamos incluir inovação, criatividade e tecnologia em nossas intervenções.

  55. Karina Maschietto de Lima Assis Responder

    As palestras que assisti até agora me fizeram refletir sobre minhas experiências já vividas com metodologias ativas enquanto aluna e vislumbrar minha nova trajetória enquanto docente utilizando as metodologias ativas. Sinto-me bastante motivada e interessada no assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *