BRASIL AFORA Cristiano Glória: “Metodologias Ativas em Simulações Realisticas”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre o BRASIL AFORA apresentado por Cristiano Glória: "Metodologias Ativas em Simulações Realisticas".

3 comentários em “BRASIL AFORA Cristiano Glória: “Metodologias Ativas em Simulações Realisticas”

  1. Viviani Marangoni Responder

    Apresentação esclarecedora e sistematizada tangencianfo aspectos fundamentais na educação em serviço com aplicabilidade na prática.

  2. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Cristiano, fiquei instigado com sua experiência nesse BRASIL AFORA. E vi alguns pontos de contato com nossa experiência em Palmas, Tocantins, apesar de você falar de programas de educação permanente com uso de simulação realística no contexto hospitalar. Aqui em Palmas desde 2013 vem acontecendo um movimento de reconhecimento da Rede de Saúde Municipal, como uma Rede-Escola, promovido pela Fundação Escola de Saúde de Palmas (FESP) alinhada à Secretaria Municipal de Saúde, que teve como desdobramentos desde a criação de legislações municipais amparadas nas legislações nacionais e estaduais, e inicialmente com a criação de um Sistema Integrado Saúde Escola do SUS (SISE-SUS), de modo a garantir maior sustentabilidade nos processos de mudança e reconhecendo de fato toda a rede como um cenário de praticas e promovendo a formação de residentes em saúde, estudantes de graduação e de formações técnicas, onde a partir disso houve grandes investimentos na formação dos profissionais de saúde, como preceptores, tutores, coordenadores, pesquisadores multiprofissionais e pesquisadores médicos, dentre outras funções, onde se valoriza a educação permanente em saúde como conceito estruturante e transformador de práticas de gestão, atenção, vigilância e educação na saúde, nos diversos setores da gestão central (inclusive áreas meio e não somente áreas fim) e dos serviços de saúde da atenção primária, atenção secundária, atenção psicossocial e urgência e emergência. Isso tudo levou a criação de um Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde (PMEPS), com vários programas de educação permanente visando a formação de servidores e planos de ação a partir das necessidades de saúde da população identificadas com estes, e criação de uma Rede de Atenção e Vigilância em Saúde (RAVS-Palmas), onde se distribuiu por territórios de saúde todo o município na lógica da territorialização e do cuidado dos usuários com responsabilização pelas equipes nos seus vários níveis e na lógica do trabalho em redes.

  3. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Cristiano Glória pelos esclarecimentos. Acredito que a implantação das Metodologias de Simulação ainda estão sendo implantadas de forma embrionária já que há ainda muito que se trabalhar em relação a capacitação de líderes e a construção da relação do seu objetivo com os propósitos da organização. Vejo que uma das maiores dificuldades onde coordeno curso é a disponibilidade dos docentes na participação da capacitação. Muito em função de todos os compromissos profissionais existentes. Parabéns!!!

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