BRASIL AFORA Daniela Debs: “Metodologias ativas no Programa de Residência em Pediatria da Santa Casa de Araguari-MG”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre o BRASIL AFORA apresentado pela Daniela Debs: "Metodologias ativas no Programa de Residência em Pediatria da Santa Casa de Araguari-MG"

4 comentários em “BRASIL AFORA Daniela Debs: “Metodologias ativas no Programa de Residência em Pediatria da Santa Casa de Araguari-MG”

  1. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Importante ouvir o protagonista! E o que eles pensam? Suas reflexões sobre metodologias ativas impactam na sua vida profissional? Ótima experiência.

  2. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Valorosa experiência compartilhada por residentes e docentes em que apresentam a importância da utilização de MA na aprendizagem em serviço em um Programa de Residência Médica em Pediatria e suas potências: oportunizar horizontalização do conhecimento (relações dialógicas entre estudante-estudante, docente-estudante, estudante-equipes-usuários), promover aprendizagem ativa e protagonismo do estudante que é um profissional em formação, fortalecer a investigação baseada nas melhores evidências em contraponto ao achismo. Como o conhecimento cientifico muda rapidamente também o residente/profissional/docente precisa se dispor a aprender todo dia, ou seja, desenvolver a capacidade de aprender a aprender é extremamente desejável e esperada com o uso das MA, bem como pode fortalecer no profissional o pensamento crítico-reflexivo e mobilizar mudança de atitudes e práticas em saúde, educação e gestão.

  3. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Parabéns pela iniciativa do grupo que sentiu-se mobilizado a iniciar, após a participação de alguns na pós graduação do IEP. Entendo esta experiência como colocar em prática o que aprenderam e, logo começarão a ter produtos desta inclusão de práticas inovadoras e inclusivas na residência médica da instituição de vocês. Desejo sucesso.

  4. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Daniela Debs e todos os participantes. As Metodologias Ativas tem fundamental relevância não somente com questões técnicas voltadas para o conhecimento específico da área, mas também para questões comportamentais e emocionais. Descanalizar possíveis problemas facilitam o processo de concentração, comprometimento e transformação de cada indivíduo com sua proposta. Desta forma, se torna fundamental, em função das necessidades de antecipação e proatividade do aluno no movimento de aprendizagem em seu curso e de entendimento da participação do “líder-docente” na sua motivação acadêmica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *