BRASIL AFORA Joara: “O uso do Role Play nas práticas de Metodologias Ativas”

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5 comentários em “BRASIL AFORA Joara: “O uso do Role Play nas práticas de Metodologias Ativas”

  1. Viviani Barreira Marangoni Ferreira Responder

    Obrigada Joara pela sua contribuição essa ferramenta é muito potente mesmo.

  2. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Joara, obrigado por compartilhar com a gente esta experiência com o uso da metodologia ativa Role Play na disciplina de Medicina em Família e Comunidade de um Curso de Medicina de Paranaíba, Estado do Piauí, onde nesta MA acontece uma simulação do cenário de práticas com estudantes de medicina a partir de uma situação real, sendo desenvolvida nas salas de aula e organizada em 3 momentos: 1) Planejamento; 2) Simulação e 3) Reflexão. Uma metodologia em que participam professor, os estudantes e os atores que representam o paciente e a família. Muito legal você nos trazer a visão holística do paciente nesta perspectiva, os princípios que embasam as MA e os ganhos que esta MA traz ao estudante como: desenvolver capacidade de aprender a aprender, o protagonismo, a autonomia, o respeito a diversidade, oportunizar ao discente a construção do seu conhecimento a partir de uma reflexão crítica de sobre suas experiências num cenário simulado, da reflexão crítica das experiências entre seus pares, além de desenvolver habilidades e competências de comunicação e relacionais essenciais na relação médico-paciente-familiares e médico-equipe-comunidade.

  3. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Parabéns pela iniciativa de inserir uma ferramenta sistematizada que gera integração na relação médico paciente e, potencializa o aprendizado voltado para uma abordagem holística na formação profissional médico de uma forma prática e crítico-reflexiva.

  4. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Joara. Acredito na visão generalista, principalmente na percepção de todos os stakeholders. O aprendizado do aluno, especificamente, não se dá em fatores técnicos de conhecimento específico ou aprimoramento das suas habilidades. As atitudes são fatores importantes para as competências do profissional e, o aluno, desde a sua formação, perceber a importância de como o outro se sente em função do seu atendimento, sendo paciente, cliente, familiar, fará dele um profissional mais completo e mais preparado para as adversidades que surgem no nosso dia-a-dia!!!

  5. Joara Cunha Santos Mendes Gonçalves Responder

    Olá Fabiano, tudo bem? A técnica, por ser uma atividade flexível, permite ao aluno praticar a comunicação em diferentes contextos e papeis sociais. Além de permitir a aquisição de conhecimento, habilidades e atitudes propostos para aquele currículo.

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