BRASIL AFORA Liliane Tannus: “Metodologias Ativas nos mundos da educação e do trabalho: percepções de docentes e preceptores”

 

Aqui é o espaço para comentarmos, discutirmos e fazermos reflexões sobre o BRASIL AFORA apresentado por Liliane Tannus: "Metodologias Ativas nos mundos da educação e do trabalho: percepções de docentes e preceptores"

5 comentários em “BRASIL AFORA Liliane Tannus: “Metodologias Ativas nos mundos da educação e do trabalho: percepções de docentes e preceptores”

  1. ANNA VALESKA PROCOPIO Responder

    Oi profa. Liliane,

    Grata pela partilha de conhecimento. Interessante expor palavras que trazem um tom diferente para nossas práticas educativas como: amor, afeto, acolhida, ternura… sentimentos que precisam estar na prática educativa e muitos docentes não usam esses termos. Como se a emoção não fosse condição para aprender!
    Abraços
    Anna Valeska Procópio

  2. Nayara Responder

    Boa tarde Liliane,

    Seu estudo me fez lembrar da Especialização em Preceptoria no SUS promovido pelo Instituto Sírio libanês, o qual tive a oportunidade de participar. O projeto do curso estava todo pautado em metodologias ativas, e pra mim foi um “divisor de águas”. Me reconheço diante das falas dos entrevistados. Parabéns pelo excelente trabalho!

  3. Liliane Parreira Tannús Gontijo Responder

    Olá Anna Valeska, obrigada pelas palavras! Refletem seu reconhecimento que em nosso trabalho docente, em qualquer espaço pedagógico, as Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) colaboram não apenas com as competências e habilidades cognitivas, mas também com as sócio emocionais. Mudar de fato o foco para quem deve ser o protagonista – o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante. Obrigada! Liliane Tannús

  4. Liliane Parreira Tannús Gontijo Responder

    Olá Nayara! Obrigada pelas palavras! Eu também fui aluna do Instituto de Ensino e Pesquisa – Hospital Sírio Libanês – IEP/HSL, nos anos de 2016 e 2017. E, para mim também, os “Cursos de Atualização e Especialização em Processos Educacionais em Saúde”, com ênfase nas MAEA e o concomitante desenvolvimento, mediante facilitadora, dos Cursos de Preceptoria em Residência Médica e para o SUS, foram determinantes na minha decisão em buscar o pós-doutorado e me aprofundar no tema. O estudo apresentado neste Congresso tem influência, modelagem e inspiração no supracitado Curso IEP/HSL. Meus agradecimentos a todo o grupo de coordenadores e gestores, dentre eles destaco aqui as Profa. Valéria Vernaschi Lima; Profa. Marilda Siriani de Oliveira e a Profa. Maria Cristina Martinez Capel (Cris – região sudeste). Grata!

  5. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Liliane, parabéns pela apresentação clara, objetiva de uma pesquisa bastante relevante sobre as metodologias ativas no mundo do trabalho e da educação na percepção de docentes e preceptores. Estou realizando uma pesquisa de mestrado pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) sobre a percepção dos residentes do processo de aprendizagem em Programas de Residência Multiprofissionais em Saúde com uso de metodologias ativas, que considero bastante relevante também por oportunizar uma análise do uso de MA na perspectiva de quem aprende.

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