CONEXÃO Carlos Seco: “Aprendizagem e produção coletiva em uma plataforma de acesso aberto – Wikilivros “

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre a CONEXÃO apresentada por Carlos Seco: "Aprendizagem e produção coletiva em uma plataforma de acesso aberto - Wikilivros ".

7 comentários em “CONEXÃO Carlos Seco: “Aprendizagem e produção coletiva em uma plataforma de acesso aberto – Wikilivros “

  1. Wanderlucy Responder

    Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente estudo. Imagino que o papel do mediador num processo como este tenha sido essencial para que tais resultados tenham sido obtidos. Você poderia, por favor, falar um pouco a respeito de aspectos envolvidos nessa mediação?

  2. Carlos Seco Responder

    Essa mediação só foi possível pela intervenção do meu orientador nas suas disciplinas com a colaboração e apoio da própria Universidade e acima de tudo pela vontade enorme de participação que obtivemos por parte dos alunos de mestrado e doutoramento envolvidos neste estudo.
    Ela foi feita durante 3 anos em diversas turmas, com o objetivo de no final termos um trabalho publicado é validado no interesse do tema dos REAs e do trabalho colaborativo no ensino/aprendizagem.
    Obrigado Wanderlucy pela sua colaboração é interesse neste tema.

  3. Carlos Seco Responder

    A mediação foi feita através do apoio do professor ao longo de 3 anos e nas disciplinas do mestrado e doutoramento da Universidade. A nossa intervenção teve como fundamento a preparação do ambiente de partilha e colaboração para que os alunos destas turmas pudessem ir construindo este projeto que simultaneamente tem a ver não só com a sua própria aprendizagem, mas também, com novas formas de lidar com os outros, na partilha, na colaboração, na construção de conhecimento e na exploração de novos caminhos.
    Desta forma a mediação foi essencialmente uma orientação para os objetivos a alcançar disponibilizando a tecnologia envolvida, mas deixando toda a organização, discussão e exploração para as equipas de alunos.
    Agradeço o interesse e a participação neste tema.

  4. Andrea Lbano Responder

    Doutor Carlos fiquei muito interessada em aplicar sua metodologia em curso de graduação para formação de professores. Quanto a etapa de tradução de um livro para o hebraico o senhor poderia esclarecer como obteve a autorização do autor para a tradução? Muito obrigada.

  5. Carlos Seco Responder

    Cara Andrea Lbano…
    Agradeço as suas simpáticas palavras e o interesse pela metodologia usada.
    Na realidade esse estudo foi dado por mim como exemplo de uma investigação já feita e que é semelhante à que eu realizei na Universidade Aberta em Lisboa.
    Quanto à autorização do autor basta o texto ter uma licença livre como por exemplo a Creative Commons que permita a tradução do seu conteúdo.

  6. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Uma experiência inspiradora! O mestre Carlos Seco compartilha conosco a construção coletiva de um livro online, por meio de uma plataforma, demonstrando que a aprendizagem acontece nos mais variados espaços, que a distância não corresponde a empecilhos quando o trabalho é sustentado pela motivação, colaboração, interatividade, organização, autonomia e apoio mútuo. Como ressalta o professor, o uso dessa ferramenta pode contribuir para o aumento da capacidade de aprendizagem, vez que possibilita a criação e recriação do conhecimento, bem como contribui para a difusão de saberes. Já construímos artigos de forma similar e foi uma experiência fantástica. Percebo que a interconectividade está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e ao nosso favor. Assim, precisamos despertar para essa ferramenta que está ao nosso alcance e explorá-la com tudo o que ela nos oferece de melhor.

  7. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professor Carlos Seco. Mais uma experiência fantástica para a exploração e divulgação do conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *