CONEXÃO Gonzalo Vecina Neto: “O potencial transformardor das Metodologias Ativas na educação e na gestão”

 

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre a CONEXÃO apresentada por Gonzalo Vecina Neto: "O potencial transformardor das Metodologias Ativas na educação e na gestão"

5 comentários em “CONEXÃO Gonzalo Vecina Neto: “O potencial transformardor das Metodologias Ativas na educação e na gestão”

  1. Marcia Levy Responder

    Sem duvida o uso de metodologias ativas possibilitam a transformação do estudante e do docente, mas não são fáceis de serem aplicadas, não é? Exigem uma capacidade de argumentação do docente, uma criatividade e uma auto-critica constante. Como usar esse potencial transformador das metodologias ativas em salas de aulas com 50 a 60 alunos? É possível?

  2. Nayara Responder

    Bom dia colegas, concordo com Gonzalo quando ele afirma que a resistência dos docentes é um grande desafio a ser vencido. Penso que sair da zona de conforto é difícil para muitas pessoas, por isso continuam desenvolvendo as mesmas práticas há décadas. É importante entender que os alunos de hoje não são os mesmos de ontem. Eles devem ser os sujeitos do seu processo de aprendizagem. O papel do docente não é mais de “transmissor” mas de facilitador, colaborador. Diante disso, eu gostaria de saber quais as estratégias que podem ser utilizadas para sensibilizar os docentes sobre essa necessidade de mudança no estilo de pensar e ensinar.

  3. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Prof. Gonzalo. ” O maior inimigo do sucesso de amanhã, é o sucesso de hoje”. Esta frase, perfeita por sinal, apresenta as dificuldades da implantação das metodologias ativas perante ao corpo docente. Muitas vezes, o aprimoramento para a implantação para novas metodologias, é vista como penosa ou punitiva, ao invés de um elemento de desenvolvimento profissional, principalmente, porque o profissional, muitas vezes, se considera perfeito quanto as suas aplicações docentes. É preciso tirar este campo de proteção, principalmente porque, a transformação quanto a necessidade de COMO aprender surge através do perfil das novas gerações de estudantes, respaldadas por uma nova visão de educação juntamente com a utilização de ferramentas tecnológicas.

  4. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Nayara, achei muito pertinente o que você disse: o mundo mudou, o acesso as informações também mudou e os alunos também mudaram e daí penso que para adotar esta nova abordagem e posturas condizentes que reconheçam o aluno como centro da aprendizagem, deve ser bastante desafiador para os docentes em geral, pois exige bastante abertura para repensar/ampliar suas bases conceituais e filosóficas sobre ser humano, sobre sociedade, sobre educação e ligado a tudo isso as metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem!!!

  5. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Isso Marcos! Os educadores e profissionais de uma forma ampla, necessitam refletir sobre sua prática sob a perspectiva das novas necessidades da contemporaneide. E como bem ressalta Vecina, não se trata aqui de uma opção, mas de um necessidade premente. A resistência de alguns e o medo talvez se fundamentem no desconhecimento das tecnologias inovadoras, do deslocamento do protagonismo associado ao “poder”, da própria cultura em que tradicionalmente fomos “educados”. Então é desafiador! Nada melhor que uma aproximação com as metodologias ativas para iniciar esse exercício e vislumbrar uma prática significativa e transformadora.

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