DROPS Angela Campos: “A importância dos fundamentos das Metodologias Ativas”

 

Aqui é o espaço para comentarmos, discutirmos e fazermos reflexões sobre o DROPS apresentado por  Angela Campos: "A importância dos fundamentos das Metodologias Ativas"

5 comentários em “DROPS Angela Campos: “A importância dos fundamentos das Metodologias Ativas”

  1. ANNA VALESKA PROCOPIO DE MOURA MENDONÇA Responder

    Quando falamos de conhecimento prévio seria em todas as práticas de metodologias ativas? Ou destaca-se mais nos tutorias de PBL?

    Grata por compartilhar conhecimento
    Anna

  2. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Cara Anna, boa noite. A respeito de sua pergunta acredito que precisamos como educadores considerar os conhecimentos prévios continuamente, e ao me recordar das ideias de Ausubel, um dos autores que fundamentam as metodologias ativas, este afirma “que o conhecimento prévio do aluno é a chave para a aprendizagem significativa. O processo ideal ocorre quando uma nova ideia se relaciona aos conhecimentos prévios do indivíduo. Motivado por uma situação que faça sentido, proposta pelo professor, o aluno amplia, avalia, atualiza e reconfigura a informação anterior, transformando-a em nova.”

  3. Nayara Responder

    Bom dia! Ausubel defende que um dos fatores mais importantes para a aprendizagem é o reconhecimento daquilo que o educando já sabe. A aprendizagem é significativa quando uma nova informação se relaciona com a estrutura de conhecimento prévio do indivíduo. Na Pedagogia da autonomia, Freire afirma que “ensinar exige respeito aos saberes do educandos”. O professor e a escola possui o dever de respeitar os saberes dos educandos, socialmente construídos na prática comunitária.
    Angela, a partir dessa importante reflexão, eu gostaria que você compartilhasse sua experiência de como operacionaliza essas ideias em sala de aula.
    Abraço!

  4. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns pela explanação Ângela. Concordo plenamente com a necessidade das bases de fundamentos na aplicação das Metodologias Ativas. Não é porque o perfil das Metodologias Ativas tem um perfil mais prático que devemos abrir mão dos aprimoramentos das teorias, principalmente porque toda a aplicação de metodologia ativa vem com a necessidade de uma documentação acadêmica, principalmente para alinhar a aplicação das práticas com os objetivos de aprendizagem.

  5. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Obrigada por compartilhar esse modo de perceber e sentir as MA. A análise que vc faz sobre os fundamentos das metodologias ativas são muito pertinentes. Realmente considerar o erro é algo de extrema eficácia na aprendizagem. É a oportunidade que temos de descobrir, repensar, refazer e não simplesmente ignorar ou desprezar como se faz, ainda, em muitas práticas educacionais. O conhecimento prévio e as emoções também não podem ser dissociados desse processo, eles permeiam todo esse caminho e, aliás são fatores condicionantes da aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *