7 comentários em “CONEXÃO Rosa Malena Delbone: “Modelo genuíno ou mesclado?”

  1. Erica Oliveira santos Gonçalves Responder

    Muito esclarecedora a palestra dada sobre as metodologias e como utiliza-las, importante para quem tem pouco contato com o assunto e quer aprender.

  2. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Muito interessante nos aprofundarmos sobre essas ferramentas. Não imaginava juntá-las e utilizar num só momento. Achei muito interessante a ideia e de valiosa contribuição para minha realidade. Aprendiz sempre!
    Muito obrigada.

  3. Eliane Augusta da Silveira Responder

    Adorei a palestra, bem esclarecedora.
    Uma pergunta.
    Trabalho com treinamento em serviço.
    Existe algum estudo da aplicação dessas .metodologias em treinamento em serviço?

  4. Marcos Fabiano Monteiro da Costa Responder

    Rosa Malena, que apresentação leve, objetiva, com clareza de ideias, conceitos e possibilidades de utilização de diferentes MA e suas combinações e ao final uma ótima observação: SEM FANATISMOS!!! Ter vivido a experiência como educando de cursos de formação de facilitadores pelo IEP/HSL me oportunizou conhecer teórico-vivencialmente diversas MA e estratégias educacionais como a ABP (PBL) e sua ressignificação tupiniquim: a espiral construtivista, o TBL, entre outras, dentre as quais já utilizo na minha prática profissional de docência/facilitação no meu contexto local, potencializando a aprendizagem reflexiva e colaborativa, a grupalidade e o protagonismo dos meus educandos, que são preceptores, tutores e coordenadores de programas de educação permanente em saúde e programas de residências em saúde: médicas e multiprofissionais da FESP Palmas. Ficou forte para mim: no PBL o professor é um facilitador que não precisa ser especialista, mas é desejável que tenha conhecimento dos conteúdos e no TBL da forma como você apresenta o professor precisa ser especialista. E daí em minha experiência no TBL dos Cursos do IEP, me parece já haver adaptações do modelo original, com docentes que assumem a facilitação dos grupos e os docentes que assumem a fala do especialista, numa distribuição de funções/papéis dentro da mesma estratégia. Agradeço pelos aprendizados que você me oportunizou hoje e de refletir sobre minha prática a partir dos referenciais que você trouxe.

  5. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Que momento delicioso compartilhado pela Profª Rosa Malena! De forma muito leve, com clareza e objetividade nos faz refletir sobre o modelo de aprendizagem que melhor se adequa ao nosso contexto, quando estamos tratando de educação para adultos. E nos apresenta algumas estratégias e suas preciosidades, como: PBL, TBL e CBCL, tudo respaldado em evidências científicas, o que dá sustentabilidade as nossas decisões. Entendo ser fundamental, o envolvimento do “aprendiz” na seleção do que deseja se apropriar, o que tem significado para si e sua realidade, que tem aplicabilidade e é factível. Nessa perspectiva, torna-se imprescindível propiciar um ambiente favorável, seguro, em que o erro seja fonte de aprendizagem, que o seu interesse seja respeitado e valorizado. Não há uma regra geral no modo de fazer isso acontecer, possivelmente trabalhando com o modelo híbrido, alcançaremos resultados mais exitosos. Muito obrigada professora por instigar minhas reflexões.

  6. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Rosa Malena Delbone. Um dos meus vídeos preferidos pelos esclarecimentos realizados sobre as Metodologias Ativas e as formas que podem ser pensadas e aplicadas nas salas de aula. Irei aperfeiçoar minhas práticas com suas dicas!!! Apresentação clara e objetiva!!!

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