4 comentários em “CONEXÃO Valéria Vernaschi Lima: “Espiral construtivista”

  1. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Excelente momento! Valéria é uma fonte de inspiração para mim. Através da espiral construtivista chegamos ao ápice da aprendizagem, porque ela agrega os coletivos, é uma construção crescente do saber e nos leva a possibilidades inimagináveis, saber ilimitado, descobertas e encantos mil. Feliz demais por ter vc conosco.

  2. Henrique Responder

    Os movimentos no processamento da Espiral, especialmente na nova síntese, são potentes para alcançarmos a zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky.

  3. Marcia Levy Responder

    Muito bom!!!! A espiral construtivista traz tambem a ideia da aprendizagem significativa, não é? Ela não tem fim….

  4. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Tive novas perspectivas sobre os movimentos da metodologia da espiral construtivista (EC), que já venho desenvolvendo com educandos no meu contexto profissional, a partir de vários disparadores: situações problema e narrativas de prática, por exemplo. E me chamou a atenção neste diálogo da Valéria com Carlos sobre a sua valorização do conceito e prática da metacognição ou conscientização do processo de aprender a aprender quando diz: “fazer a metacognição, a avaliação do que eu aprendi e como eu aprendi são fatores importantíssimos pra eu melhorar esse percurso (de aprendizagem) de novo e fazermos uma nova aproximação com problemas familiares ou não, e assim a espiral só tem movimentos de ampliação e verei problemas que eu não vi numa primeira abordagem. O movimento não acaba, é contínuo na espiral!” e acredito que dialoga bastante com aquilo que Paulo Freire nos diz em seu livro Pedagogia da Autonomia de que somos seres inacabados e de que uma das únicas certezas do ser humano é a do inacabamento, por isso podemos aprender sempre!

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