DROPS Renata Rosa: “Experiências com a Espiral construtivista: o papel do docente”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre o DROPS apresentado pela Renata Rosa: "Experiências com a Espiral construtivista: o papel do docente".

4 comentários em “DROPS Renata Rosa: “Experiências com a Espiral construtivista: o papel do docente”

  1. Grináuria de S. M. Porto Responder

    Muito interessante também ver sob essa perspectiva. O aluno é o protagonista nas metodologias ativas. Mas, não nos esqueçamos que o facilitador necessita de um aprendizado constante para dar conta da magnitude das MA. Avançando juntos no processo os resultados serão mais significativos.

  2. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    De fato, me parece existir um processo de retroalimentação na relação entre docente-educando na construção do conhecimento e de competências, onde se um facilitador está engajado no seu aprimoramento e reflexão de sua prática e traduz isso em ações/desempenhos dialógicos criam-se maiores condições e possibilidades de o educando assumir a cena e o seu lugar de direito enquanto sujeito da aprendizagem!!

  3. Maria Romilda da Silva Responder

    No ano de 2000, cursando Filosofia, assisti uma aula sobre construção de conhecimento através da disciplina metologia científica. O professor fez uma colocação de que o conhecimento estaria traçando caminhos que não mais seria tradicional, nem linear, nem paralelo e sim em espiral, cheguei a construí-lo para visualizar como poderia ser. Tempos depois vi uma propaganda da Tim onde apresenta um espiral com portas, que me fez pensar o quanto podemos deparar com mundos novos em cada porta que se abre infinitamente no próprio espiral. Agora, na prática docente do curso de medicina através da metodologia ativa me deparei com a efetividade desse processo de ensino desafiador para quebrar paradigmas dos moldes tradicionais advindos do Ensino Médio e até dos cursinhos. Estou gratificada e ciente que o discente abrirá portas para uma atuação médica diferenciada para os novos moldes de demanda da saúde atual.

  4. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Renata Rosa. Muitos docentes querem utilizar a prática das Metodologias Ativas, porém ainda estão ausentes do espírito de liderança onde a necessidade de escutar o educando, suas novas concepções e visões, é essencial. É necessário entender que o ensinar está baseado no aprender com qualidade, significado e ressignificado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *