DROPS Vera Lúcia Garcia: “As dificuldades da Implementação de Metodologias Ativas na formação profissional”

 

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre o DROPS apresentado pela Vera Lúcia Garcia: "As dificuldades da Implementação de Metodologias Ativas na formação profissional".

4 comentários em “DROPS Vera Lúcia Garcia: “As dificuldades da Implementação de Metodologias Ativas na formação profissional”

  1. MARCOS FABIANO MONTEIRO DA COSTA Responder

    Neste DROPS a Vera Lúcia apresenta possibilidades e desafios para que uma instituição possa sair de um currículo que trabalha uma proposta mais tradicional de ensino-aprendizagem para um currículo mais orientado a processos de ensino-aprendizagem com MA. Parece haver uma aposta nas potências que surgem a partir de uma decisão institucional e do investimento contínuo no que ela chama de processos de desenvolvimento docente e junto ao planejamento curricular de um curso e aqui penso eu para que ocorra uma articulação entre formação docente, planejamento curricular, definição de objetivos educacionais, seleção das MA e estratégias educacionais conectadas ao desenvolvimento de competências. O que é dito aqui por Vera Lúcia me fez refletir e estabelecer alguns links com as reflexões sobre potências e desafios com uso de MA apresentados neste Congresso no DROPS Adalberto Rosa: “Uma revisita as práticas ativas” e na CONEXÃO Rosemary Ramos: “Metodologias Ativas e Avaliação da Aprendizagem: possibilidades, limites e desafios”. E fico a pensar sobre como lidar em nossos contextos com os nossos desafios institucionais, coletivos e pessoais e sobre como a identificação de nossas potências e conquistas podem ajudar em sermos mais propositivos no desenho e efetivação de soluções considerando nossas fragilidades também neste contexto.

  2. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Muito oportuno as colocações da Professora Vera Lúcia quando trás a proposta de início para uma instituição que deseja implementar as MAs na sua grade curricular. Evidenciando a necessidade para isto de um potente investimento na formação inicial e continua de seus educadores para assim possibilitar avaliação de fortalezas e fragilidades dentro de todo o processo proposto.

  3. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Professora Vera Lúcia Garcia. Extremamente importante a decisão institucional para a implantação das Metodologias Ativas , porque somente desta forma a Educação Permanente se faz valer através das capacitações contínuas, assim como, com a criação da credibilidade de todos os colaboradores diante de todos os processos inovadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *