É com muito prazer que iniciamos o contato com você a respeito do 1o Congresso Brasileiro Online de Metodologias Ativas.
As reservas de vagas se ampliam a cada dia. Estamos muito felizes. Isto nos entusiasma ainda mais a preparar um congresso capaz de captar ao máximo suas demandas de aprendizagem e contribuir para que você construa práticas cada vez mais qualificadas, nos mais diversos sistemas de atividade que esteja integrando.
Como é grande a diversidade de inscritos, há aqueles que já se aprofundaram em práticas e estudos sobre as metodologias ativas de aprendizagem e outros que terão, neste congresso, o primeiro contato com o tema. Seja qual for a sua condição, você terá um papel fundamental na construção da interatividade deste processo.
Durante a elaboração do congresso enviaremos e-mails com valorosos produtos de forma gratuita aos inscritos. Além de contribuírem para o desenvolvimento de atividades de aprendizagem ativa nas instituições em que você atua, eles contribuirão na construção de um novo estilo de pensamento, sustentado nos fundamentos pedagógicos próprios das metodologias ativas de aprendizagem.
Diferentemente das soluções prontas que fazem parte de um tradicional contexto educacional, nossos materiais, na medida do possível, serão provocações que favorecem a interatividade e os diálogos. Um aquecimento para as profundas reflexões com as quais você irá se conectar durante o congresso.
Iniciamos nossa série de ofertas com a imagem de uma casinha simples, mas ricamente ilustrada por uma moça de Itanhaém na Bahia. Esta casinha tem contribuído muito para disparar uma importante tema, que versa sobre os nossos pontos cegos de observação.
Esta atividade só tem sentido quando realizada com outras pessoas, mesmo que seja mais uma. Detenha-se na observação desta casinha por um minuto e convide uma dupla para que o faça da mesma forma, em silêncio.
Depois de observá-la, feche a imagem e converse com sua dupla. Peça-a para contar como é a casinha, os detalhes que viu, como viu. O foco de sua atenção durante esta conversa, não será nos pontos comuns, mas em seus próprios pontos cegos. O que a pessoa viu que você não viu? Depois de trocar os papéis e uma boa conversa reflitam sobre a importância das atividades dialógicas na forma que construímos a realidade.
Esta atividade fica mais interessante, quanto maior for o número de pessoas que a fazem em conjunto. Depois de várias duplas encontrando pontos cegos, eles são compartilhados no grande grupo. As pessoas passam a perceber que, por mais primorosa que possa ser uma observação, ela sempre estará repleta de pontos cegos, que podem ser iluminados pelos olhares dos outros e compartilhados na linguagem. E quanto mais colaborativa for a conversa, maiores são as possibilidades de ampliarmos a complexidade da observação.
Depois de fazer esta atividade, não deixe de postar seus comentários na página do congresso no Facebook . Eles serão muito importantes para fortalecer nossa interatividade.
Um abraço
Equipe organizadora
Excelente ideia. Conteúdo essencial.
Como um simples desenho pode provocar tamanha reflexão? O recurso utilizado pode ser simples, entretanto o comando para realizar a atividade foi extremamente desafiador . Num primeiro momento a observação individual, num segundo momento a discussão em dupla e pra finalizar o compartilhamento com o grupão. A ampliação do olhar sobre um mesmo objeto se concretiza no diálogo. Descrever, comentar, analisar, avaliar verbos que ajudam na observação e na interatividade .