RODA ATIVA Angela Campos, Antonio Angelo Rocha, Francisca Barreiro, Julia Bacon: “Processos de implementação de Metodologias Ativas em graduação em medicina”

 

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre a RODA ATIVA apresentada por Angela Campos, Antonio Angelo Rocha, Francisca Barreiro, Julia Bacon: "Processos de implementação de Metodologias Ativas em graduação em medicina"

3 comentários em “RODA ATIVA Angela Campos, Antonio Angelo Rocha, Francisca Barreiro, Julia Bacon: “Processos de implementação de Metodologias Ativas em graduação em medicina”

  1. Marcia Levy Responder

    Tranquilizados o relato de voces. Acho que essa é uma dificuldade bastante comum. A insegurança por parte dos estudantes e do corpo docente é realmente grande e lidar com isso não é simples.

  2. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Que experiência gratificante! Nesse diálogo pude perceber sob a ótica de vários facilitadores como ocorre
    no cotidiano o desenvolvimento das metodologias ativas na graduação, no caso, no curso de medicina. Quais seus sentimentos, percepções, desafios, necessidades. Assim, o deslocamento da verticalidade para a horizontalidade, o entendimento que o professor não é o detentor do saber, nem o entregador, mas seu papel primordial é instigar o aluno a descoberta, em que este decide por qual caminho seguir, fazendo buscas que o levam a compreender a complexidade do cotidiano, traduz no desenvolvimento de uma aprendizagem diferenciada. Importante destacar a necessidade de aprendizagem do facilitador e acompanhamento de um gestor de aprendizagem, bem como o apoio institucional, o entendimento dos aprendizes sobre o método e a abertura para novas possibilidades. A grande contribuição das metodologias participativas ocorre com a valorização da construção coletiva, da autonomia dos sujeitos, do apoio mútuo entre os aprendizes, no entusiasmo pela busca desse saber e nas interconexões que os fazem com o mundo real. “Um desafio que merece destacar nesse método inovador, se relaciona ao tempo necessário para sua execução, a necessidade de um espaço protegido, seguro e o afeto envolvido”, como bem menciona a Profª Francisca. Porém ressalta, os resultados são gratificantes. Na minha concepção, por isso, já valeu a pena. Sigamos nesse mundo de descobertas.

  3. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns Doutores e Professores. Os depoimentos demonstram que o processo de transformação não parte tão somente dos alunos. Professores e educadores precisam se adaptar a nova realidades das Metodologias Ativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *