RODA ATIVA Ellys Lara, Sueli Fátima Sampaio, Rubens Fichelli e Diita Fountoura: “As diferentes faces do papel de um facilitador”

Aqui é o espaço para comentários, discussões e reflexões sobre a RODA ATIVA apresentada por Ellys Lara, Sueli Fátima Sampaio, Rubens Fichelli e Diita Fountoura: "As diferentes faces do papel de um facilitador".

5 comentários em “RODA ATIVA Ellys Lara, Sueli Fátima Sampaio, Rubens Fichelli e Diita Fountoura: “As diferentes faces do papel de um facilitador”

  1. Marcia Levy Responder

    Gostei muito. Contribuiu bastante para as minhas reflexões. Entretanto, ainda não entendi direito. É um grupo que se encontra sempre? Algum trabalho?

  2. Ellys Lara Responder

    Olá Marcia, que bom que ficou reflexiva com esta Roda Ativa!

    A ideia foi proporcionar aos Congressistas uma vivência de “reflexão da prática” e despertar curiosidades acerca de possíveis caminhos para educadores processarem seus desafios do cotidiano no coletivo docente.

    Este grupo especificamente já trabalhou junto por alguns anos em diversas iniciativas educacionais e resolvemos nos reunir para montar esta “demonstração” de como habitualmente trabalhamos com os desafios encontrados ao longo da jornada educacional. Foi uma Roda baseada em problemas reais que já vivemos no contexto da facilitação de pequenos grupos.

    Espero ter esclarecido =)
    Abraços

  3. Grináuria de Sousa Maia Porto Responder

    Vivência fantástica! Uma demonstração prática de como acontece o processo de facilitação. Uma grande contribuição do CBMAOnline foi que não apenas dialogamos sob o enfoque teórico e de evidências científicas, que foram relevantes para a compreensão das metologias inovadoras, mas de oportunidades práticas talvez nunca vivenciadas, enquanto expectador. E é fantástico está do outro lado, porque a observação nos permite enxergar outras facetas que nem sempre vislumbramos quando executamos o processo. E o melhor de tudo isso, é que são trazidas situações reais, enfrentadas pelo facilitador no seu cotidiano. A gestora de aprendizagem fez uma condução exemplar! Obrigada por compartilharem!

  4. Maria do Socorro Rêgo de Amorim Responder

    Bela proposta de trazer uma prática com dificuldades comungadas por colegas que já trazem expertise no caminhar da facilitação. Diita arrasa como sempre: leve, amorosa e assertiva.
    Só uma sugestão de deixar as referências que foram citadas na fundamentação dos diálogos.

  5. Fabiano Swinerd Responder

    Parabéns professores. Cada um com seus comprometimentos e com suas dificuldades!!! Mas, somente com encontros como esse para analisar quais pontos devem ser analisados e transformados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *