Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Um trabalho dialógico de integração de Metodologias Ativas de Aprendizagem

Com o contínuo foco na ampliação da qualidade que caracteriza a UNIFOR como uma das mais respeitadas universidades particulares do Brasil e a maior das regiões Nordeste e Norte brasileiras, a equipe de pós graduação desta instituição voltou seus esforços a uma dedicada visita aos seus processos, pela lente da aprendizagem.

Coordenadores e docentes do rico espectro de cursos de pós graduação em saúde tiveram a oportunidade de construir diálogos profundos e disruptivos, pautados por uma transformação sustentável e economicamente viável, da estrutura educacional da pós graduação. Imersos em uma tradição disciplinar, focalizada em conteúdos, os docentes foram provocados a visitar a complexa rede que envolve a mudança no objeto “aprendizagem” (Engestrom, 2009)*  por meio de inúmeras dimensões que se interconectam.

As expectativas iniciais, que previam inserções pontuais de práticas ativas nas disciplinas, ampliaram-se para uma reflexão sistêmica que envolveu, os currículos, os perfis de competência (dos docentes, estudantes e egressos), as transversalidades das metodologias ativas de aprendizagem, o sistema de avaliação, as demandas do mercado e os contextos sociais.

Ao percorrer esta trajetória de forma dialógica e mediada por um diversificado espectro de metodologias ativas de aprendizagem, a equipe, ao mesmo tempo em que esboçou seu projeto de mudanças, vivenciou uma profunda experiência de aprendizagem e construção horizontal.

As palestras do #1oCBMAOnline tornaram-se, neste contexto, um rico sistema de visitas disparadas pelos problemas e soluções encaminhadas.

Com um consistente plano de ação desenhado, a equipe se envolve agora, de forma organizada em uma dinâmica de mudanças de curto, médio e longo prazos.

É um orgulho ter a equipe da UNIFOR integrada a esta rede de aprendizagem chamada Metodologias Ativas Online. Em outra oportunidade compartilharemos aqui os processos desenvolvidos e as metas alcançadas.

*  A estrutura da proposta de Aprendizagem Expansiva, desenvolvida pela equipe da Universidade de Helsinque, liderada por Yrjö Engeström é uma das referências para a distinção da rede de transformações envolvidas na mudança do objeto: aprendizagem.

O link traz um artigo de 2009 que faz a síntese e reflexão do percurso de Engeström e sua equipe nas 4 últimas décadas e suas perspectivas futuras.

Algumas impressões dos coordenadores e docentes:

“Fui capaz de imaginar meios para envolver os professores com o projeto, oferecer sentido e oportunidades transdisciplinares para os alunos”.

“Curso produtivo, dialogado com atividades de reflexão coletiva com muita contribuição para o meu conhecimento”

“Pude perceber a importância do pensamento e estruturação sistêmica para fortalecer minha prática em sala de aula e também junto aos meus professores.”

“É necessário a reflexão sobre o currículo que se deseja implantar, a sensibilização e fidelização do corpo docente para que a mudança de paradigma aconteça e assim os fundamentos para facilitar as aprendizagens terão sentido.”

“Perceber que há convergência nos desafios individuais e coletivos, que as mudanças nas práticas requerem atitude, autonomia, motivação e exigem novas conjunturas.”

“Esse encontro nos convida para mais aprofundamento e compromisso com o desenvolvimento da pós graduação.”

“Reflexão sobre a elaboração das aulas baseadas nas necessidades dos alunos e maior diálogo.”

“Acredito que contribuiu para refletirmos sobre vários aspectos do processo de aprendizagem e que as metodologias ativas, a princípio, protagonistas do treinamento foram apenas parte do processo. Enfim, pudemos vislumbrar uma visão mais sistêmica dos nossos cursos.”

“Aumentou meu conhecimento sobre como desenvolver Metodologias Ativas – Simples/Simples assim.”

“Criação de condutas pedagógicas que possam reduzir/minimizar os desafios da aplicação de Metodologias Ativas na Pós graduação.”

“As atividades e interação propiciaram uma reflexo sobre a prática docente e possibilitaram que essa prática fosse repensada.

Acredito que essas reflexões não findam nesta tarde, mas devem continuar perpassando os planejamentos de cursos e das disciplinas.

O formato o qual a metodologia foi conduzido também propiciou possibilidades de ações em sala de aula. Pois permitiu a vivencia de métodos ativos e a reflexão sobre eles.”

“Vislumbrei que na Metodologia ela ia além da relação professor aluno, ou seja, seria a própria formação, pensando o contexto da aplicabilidade, o ser em formação (aluno) e professor com seu conhecimento, mas também com sua estratégia de integrar com o aluno formas novas que favoreçam a aprendizagem.”

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